Clipes com Ballet

Muitos videoclipes utilizam o ballet como tema, ou envolvem a dança em seus contextos. Hoje eu fiz uma lista com alguns deles. De repente até inspira vocês com ideias para coreografias e espetáculos, não é mesmo? Se lembrarem de mais algum, deixem nos comentários, ok?!

“Runaway” – Kanye West


“Runaway” ganhou críticas positivas de todos os veículos importantes especializados em música, como a MTV, a revista Rolling Stone e a Pitchfork, por exemplo.




“Shake It Off” – Taylor Swift

 “Shake It Off” fala sobre como não devemos nos importar com opiniões alheias ou ter medo de sermos como somos, o que no clipe acaba implicando em retratar diferentes tribos sociais e a forma com que cada uma delas dança; é por isso que vemos a cantora vestida como bailarina enquanto ensaia com suas amigas.



“See a Little Light” – Belinda

No final de 2007, a cantora mexicana Belinda lançou o single “See a Little Light”, cujo clipe se passa em um estúdio de ballet, como forma de divulgação da versão internacional do seu segundo álbum, “Utopía”, que deu um impulso muito grande para sua carreira, chegando a resultar em um reality show da MTV.




“I’d Rather Dance With You” – Kings of Convenience

O duo norueguês Kings of Convenience vem pra finalizar e carregar na dose de fofura da nossa lista. O single “I’d Rather Dance With You” foi lançado em 2004 e é o segundo do álbum “Riot On An Empty Street”, seu videoclipe subverte um pouco a ordem do ballet clássico e formal ao trazer o guitarrista e tecladista Erlend Øye sendo expulso de uma aula ainda na infância por não se adequar ao estilo. Mais tarde, sem desistir da dança, ele acaba se tornando professor de ballet e ensaia criancinhas para uma apresentação super descontraída.



Sia - Chandelier

Os clipes de Chandelier e de Elastic Heart, que apresentaram a menina Maddie Ziegler ao mundo. Maggie já era relativamente conhecida nos EUA, por ter participado do reality show Dance Moms, que acompanha o dia a dia de dançarinas da companhia Abby Lee.

 
Marceloe Jeneci

Para a gravação do seu clipe “O Melhor da Vida”, o cantor e compositor Marcelo Jeneci convidou Janaina Castro e Filipe Bruschi, bailarinos do Grupo Corpo, para participarem do clipe e dançarem a coreografia criada por Cassilene Abranches.



Take Me to Church

Dirigido por David LaChapelle e coreografado por Jade Hale-Christofi, teve como protagonista o bailarino ucraniano Sergei Polunin. Considerado um bad boy do balé, o começou a dançar aos três anos de idade e é bailarino no Royal Ballet

Elton John - Blue Wonderful

Casal de bailarinos flutua no clipe de Elton John.Elton não aparece no clipe com toques surreais que mostra um casal de bailarinos levitando em uma típica rua suburbana dos EUA.



Money - Hold me forever

O trabalho, embalado pela delicadeza em sua melodia, acompanha de forma intimista um grupo de ballet com muita elegância em tomadas cinematográficas como o pop apurado dos ingleses exige.

Coldplay - True Love

O vocalista Chris Martin e a atriz Jessica Lucas representando duas pessoas acima do peso apaixonadas por balé: Segundo Jonas Åkerlund, que dirigiu o clipe, o vídeo fala sobre beleza interior e aceitar as pessoas como elas realmente são.
Polica "Wandering Star"

Coreógrafo Yemi AD combina dança moderna com ballet em uma exibição verdadeiramente impressionante, salpicado de tinta.


Referência: www.pop.com.br
www.vagalume.com.br
www.huffingtonpost.com
www.omelete.uol.com.br
www.tecoapple.com