Menutopo

últimos posts

11/02/2016

Levando uma boneca para o Ballet

A leitora Mara Shuenia Silva, professora de ballet infantil, enviou sua sugestão de atividade para meninas de 6 a 11 anos, do ballet infantil iniciante. Pediu que as alunas que LEVASSEM PARA AS AULAS DE BALÉ UMA BONECA para que fizessem exercícios da aula combinados com boneca.


"Resolvi fazer isso como uma forma de resgatar as brincadeiras tradicionais em meio a tanta tecnologia oferecida as crianças. Fui surpreendida com um ENORME ENTUSIASMO E ANIMAÇÃO DAS TURMAS ao terminar a aulas as alunas brincavam bastante era sempre uma animação, resultado SUPER POSITIVO  e que mesmo com o acesso a fácil a jogos e brinquedos eletrônico a boneca tradicional ainda desperta a atenção, imaginação e entusiasmo das crianças!!!"

Como ela utilizou a boneca?

Nos exercícios executados na barra deixávamos as bonecas sentadas na frente das crianças ou no fundo da sala e eu dizia as alunas que tínhamos plateia para aula então queria tudo mais caprichado.

Nos exercícios executados nos centro, segurávamos as bonecas pela cintura com braços em primeira posição em sequência de eleve, plié, fondue entre outros.

Em valsa com soutenu variava a movimentação com a boneca para lados, colocada ao lado envolvida por um dos braços ou movimentando a boneca para o lado estendendo os braços e abraçando a boneca, no soutenu usava a boneca segurada pela cintura com braços em 3º ou 1º posição de braços.

Em exercícios para flexibilidade era bem simples dava comando de levar o boneca até a ponta dos pés com as pernas e pontas alongadas, ou em abertura levando a boneca até a ponta do pé com joelhos alongados. em borboleta levar a boneca o mais longe que puder devant.


Ao final da aula sempre fazia atividade para socializar e explorar a expressão corporal utilizando ritmos diferentes (adagio, alegro, valsas...) a cada aula, onde as alunas dançavam de forma livre com a bonecão do tipo; utilizem movimentos feitos na aula de hoje, façam movimentos em plano baixo, criem movimentos...

Mara Shuenia da Silva, 30 anos, professora de balé clássico com formação pela Escola de dança do estado do Piaui "Lenir Argento", educadora física formada pela Universidade Estadual do Piaui-UESPI e pós graduada em Obesidade, emagrecimento e qualidade de vida pela FACIME

Tem alguma ideia das suas aulas para compartilhar?
Envie para mundobailarinistico@gmail.com ;)



Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.