Menutopo

últimos posts

02/03/2016

Aula de Ballet - Por que ficamos ofegantes durante alguns exercícios


Quem nunca ficou ofegante ao realizar alguns exercícios durante a aula? Normalmente quando as sequências são têm o ritmo mais acelerado ou envolvem saltos e baterias. Nós ficamos ofegantes, sobretudo quando o condicionamento físico não é o ideal para aquela atividade.
Durante as aulas nossos músculos em movimento. Quanto mais as fibras musculares se esforçam para realizar uma tarefa, mais elas consomem o oxigênio trazido pela corrente sanguínea. Isso obriga os pulmões a trabalhar em ritmo acelerado, já que são eles os responsáveis pela oxigenação.

O coração também acelera, pois precisa bombear o sangue com mais vigor. É por isso que, durante a prática de exercícios, o batimento cardíaco e a frequência respiratória aumentam.
Lembram que falamos sobre Frequência Cardíaca esses dias aqui?


No entanto, existem maneiras de fazer com que essa sensação de cansaço fique menos evidente. Trabalhar a respiração é essencial para que as melhorias apareçam. A respiração é fundamental para que você tenha um bom rendimento durante os exercícios e apresentações. Melhorar a maneira como você inspira e expira o ar pode permitir que você vá mais longe ou rápido, de acordo com o seu objetivo.



Além  do condicionamento físico e o fortalecimento dos músculos que auxiliam o movimento respiratório (abdômen, diafragma, entre as costelas e costas), também permite uma melhora na respiração. Por isso, aposte em exercícios que fortalecem essa região.



Fontes:
revista escola
o2porminito

Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.