Menutopo

últimos posts

20/08/2018

Porque usamos a sapatilha da cor da meia calça?

Acertando a cor da sapatilha. Afinal, porque no ballet clássico costumamos usar a sapatilha da cor da meia?

Balletclassicamente falando!

No Ballet Clássico, os seus pés têm que formar uma linha contínua com a perna. Para isso, é sugerido que as sapatilhas sejam da cor da meia e muitas vezes que ambas sejam da cor da pele.

Assim, se você estiver de meia-calça rosa, a sapatilha deverá ser rosa.
Se estiver sem meia-calça ou com uma meia-calça cor da pele, a sapatilha deve ter o mesmo tom.

Isso é sempre mais fácil com as sapatilhas de meia ponta (que têm mais opções de cores) do que com a sapatilha de ponta (geralmente, ou rosa ou salmão). Muitas bailarinas pintas suas sapatilhas de ponta para manter esse efeito de que o pé é continuação da perna. Sem destoar.

Algumas alunas, principalmente adultas, gostam da meia-calça (ou calça) preta. Se você estiver com uma meia-calça preta que cobre os seus pés (meia-calça padrão), a sapatilha deve ser preta também.

Se você estiver com uma meia-calça ou calça que não chega até os pés, mas para no meio da perna, a sapatilha deve combinar com o seu tom de pele.

Isso tudo para não quebrar a linha da perna e tirar a harmonia do visual. É uma tradição bailarinística.

Hoje em dia existem muitas sapatilhas coloridas, mas não são indicadas para o Ballet Clássico. Você pode sim usá-las em aula (se sua escola permitir) ou para apresentações de outra modalidades, coreografias de estilo livre, neoclássicas, mas para o Ballet Clássico indica-se o seguimento das regrinhas citadas acima. É comum em todo o Mundo.

Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.