Dia Internacional do Sapateado – 25 de maio

Por que 25 de maio é o dia do sapateado?

Todo dia 25 de maio os sapateadores comemoram o aniversário do sapateado, em homenagem a Bill Robinson ou “Bojangles”, como era chamado, que nasceu nesse mesmo dia.

A data não foi escolhida à toa, Bojangles é um símbolo, um monumento de habilidade e talento no sapateado, que tornou-se a maior estrela da época.
A contribuição de Bojangles para o sapateado é  muito específica, ele levou o sapateado para a meia ponta, trazendo uma leveza, uma clareza e uma presença cênica antes desconhecida nos palcos.
A genialidade desse grande artista, tanto a seus passos quanto a de seu esforço para alcançar o sucesso na sociedade americana de início do século deve ser lembrada nesse dia.
A ideia do Dia Internacional do Sapateado foi primeiramente apresentado ao congresso em 15 de setembro de 1988 e foi assinado em lei pelo presidente americano George HW Bush em 7 de novembro de 1989. Embora, O dia do sapateado é comemorado não apenas na América, também é comemorado em outros países, especialmente o Brasil, Japão, a Austrália, a Índia e a Islândia.
O dia internacional do sapateado foi a criação de Carol Vaughn, Nicola Daval, e Linda Christensen.
Esse dia pode ser comemorado com um evento que pode ser organizado por uma academia ou um grupo de sapateado.
Alguns também podem celebrá-lo individualmente, devido à dispersão geográfica ou a falta de acesso a toda a comunidade do sapateado.
O Dia Internacional do Sapateado é comemorado de muitas maneiras diferentes. Por exemplo, uma academia leva as pessoas para as ruas para ensinar o “Shim Sham Shimmy“. Essa é uma coreografia que os sapateadores do mundo inteiro sabem em várias versões mas com a mesma estrutura.
Assista um vídeo incrível do nosso homenageado sapateando!
E agora…. Bojangles!!!



 fonte: dicasdedanca