Dica de leitura: Etapas de um artista da dança

Título: Etapas de um artista da dança
Autor: Ronaldo Navarro
Publicação: Clube de Autores – www.clubedeautores.com.br



Sinopse

Ronaldo Navarro nasceu em São Caetano do Sul (Grande São Paulo), onde iniciou seus estudos
de balé com as professoras Sandra Amaral e Toshie Kobayashi. Com 25 anos emigrou para a Alemanha. Trabalhou primeiramente no Teatro Municipal de Bremerhaven, passando em seguida para o de Bremen, e mais tarde para Berlim e Bonn onde fez parte, durante cinco anos, da Companhia de Teatro Coreográfico de Johann Kresnik – um dos pioneiros da dança-teatro.

Na primeira parte deste seu livro “Etapas de um artista da dança” – que é indispensável a todos os interessados por dança, por teatro e enfim pelas artes cênicas - Ronaldo conta como descobriu a dança, bem como o seu início no balé e as dificuldades que encontrou numa sociedade, na qual a Arte da Dança parecia ser pouco valorizada, principalmente para os rapazes.

Mergulhado em conflitos, ele relata com muita emoção a indecisão de ‘dançar ou não dançar’. Chegou a ser aprovado em audição para integrar o Balé da Cidade de São Paulo, foi funcionário da Varig no aeroporto de Guarulhos... e deixou o Brasil.

Sua chegada na Alemanha também é relatada detalhadamente. Ele não foi para lá com objetivo de dançar. Até que o destino o fez desenvolver uma carreira em importantes teatros deste país! Faz parte também de seus relatos a crise psíquico-emocional que o acometeu pouco antes de terminar sua jornada nos palcos.

Na segunda parte do livro estão as reflexões e opiniões de Ronaldo sobre diversos assuntos relacionados com o universo dos bailarinos e com a Arte do Movimento.

Na terceira parte estão várias fotos em preto e branco. “Etapas de um artista da dança” é o seu terceiro livro.

Ele pode ser comprado facilmente apenas pela internet através do Clube de Autores, diretamente

através do link: http://clubedeautores.com.br/book/212716-- Etapas_de_um_artista_da_danca