Menutopo

últimos posts

28/07/2016

Como esticar os pés!

Quantas vezes você já ouviu essa frase: "Estica o pééééé" ou "estica a ponta"? Esticar o pé é um dos princípios básicos do ballet clássico. Se o seu pé está fora do chão ele deve estar esticado, é uma regrinha. Mas cuidado! Pode parecer fácil, mas muita gente estica o pé errado, deixando ele torto e este costume pode trazer problemas futuros, como lesões e dificuldades para usar a sapatilha de ponta, por exemplos.



Conhecendo a anatomia do seu pé

Cada pé tem cinco ossos metatarsos que são muito parecidos com os dedos. Ao invés de cada um com nomes individuais, eles são separados por números. O primeiro metatarso do seu dedão do pé, e o quinto é o seu dedo mindinho. Se você esticar pensando apenas no primeiro metatarso, seu pé vai pra dentro. Se você confiar demais em seu quinto, seu pé vai pra fora. Precisa apontar todos os dedos para frente para chegar na posição correta de esticar. Se esticar errado (seja pra dentro ou pra fora) quando for subir na ponta poderá tender a cair para o deão ou para dedinho.





Flex Ponta
Quando você flexiona seu pé no balé, seus dedos são puxados para cima em direção a sua canela. Seu oposto esticando a ponta é também conhecido como ponta. Este movimento é iniciado na parte inferior do tornozelo. Não adianta esticar e flexionar apenas o pé ou os dedos sem envolver o tornozelo no exercício.


Se você se sentar e estender as pernas para a frente ao longo do chão deve cuidar para que os dedos e nem apontem um em direção ao outro (pra dentro), nem apontem para muito longe do outro (pra fora). A maneira correta de esticar o pé é tentando encontrar o equilíbrio entre esses dois extremos.



Faça exercícios com uma faixa elástica

Você pode encontrar em lojas de fisioterapia, ou de ballet. Elas são coloridas e cada cor é uma resistência. Enquanto está sentado no chão, segurar cada extremidade da faixa com ambas as mãos. Deslize seu pé no centro de modo que cubra a bola do seu pé e dos dedos completamente. Em seguida, esticar o joelho para criar alguma tensão dentro da faixa. Começam a flexionar lentamente e esticar o seu pé, tendo a certeza de passar por seu demi-pointe , também. Fazendo três séries de dez em cada pé a cada dia não só vai reforçar o seu pé, mas vai ajudá-lo a criar a memória muscular.


Use uma chinerina
Um forçador de colo de pé, desenvolvido para ajudar a alongar o peito e o colo de pé, fortalecer e deixá-lo com uma linha bonita. Prepara os pés para o uso das pontas.
Como usar?
Sentada no chão, encaixe seu pé no acessório, de maneira quele fique reto e esticado dentro da chinerina e vá tentando esticar o joelho. Se você só tem uma, precisa fazer um pé por vez, normalmente vendidas por unidade.

Com ou sem muito colo de pé, naturalmente, existem muitas coisas que você pode fazer para melhorar a aparência, força e flexibilidade do seu pé.

Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.