Menutopo

últimos posts

05/07/2016

Três formas de lidar com relações destrutivas em aula

Muitos bailarinos sonham grande: com grandes palcos, companhias, viagens. E não é por menos: a dança de fato oferece isso a quem chega ao topo.  Mas para chegar lá é preciso muito suor, lágrimas, aulas, frustrações, dicas, professores... Enfim... é preciso batalhar!

As dificuldades em aula são muitas. São muitas mesmo se estamos totalmente motivados, engajados e em uma ótima escola. Porém, em alguns casos – que não são poucos – estes bailarinos motivados acabam tendo um percalço nas aulas: seus próprios amigos. Eles estão o tempo inteiro distraindo, rindo e procurando conversar.


Estes amigos podem ser nossos melhores amigos. Eles podem compreender que buscamos o nível máximo na dança. Mas mesmo assim continuam nos “atrapalhando”. Se você tem amigos assim e não sabe o que fazer vem comigo que eu vou te dar três dicas para lidar com essa situação.

Primeira dica: invista no diálogo. A melhor forma de tentar resolver a questão é conversando. Diga para o seu colega que quer conversar algo sério com ele e prepare um local reservado para isso. É importante que a conversa seja pessoalmente, assim evitamos qualquer mal entendido. Seja assertivo e diga que você busca ter uma aula melhor por que tem grandes sonhos e. sem querer, ele está atrapalhando isso. Peça que pare de conversar durante a aula e que adora ele e que quer continuar conversando e rindo nos intervalos.

Segunda dica: afaste-se durante a aula. Busque ficar em outra posição na barra, no centro e no chão. Diga a este amigo a verdade: fará isso, pois se distrai com facilidade e quer evitar a distração de conversar com ele. Seja honesto para não acabar empurrando para longe um amigo.

Terceira dica: converse com seu professor. O professor é um dos maiores interessados no seu desenvolvimento. Diga-lhe que busca melhorar muito para ser um grande bailarino e que ultimamente está se distraindo com facilidade. Peça-lhe que coloque você com outras pessoas quando for dividir a turma em grupos e pergunte se pode ajudá-lo de alguma outra forma. 

Geralmente quando bailarinos têm amigos que atrapalham em sala de aula vejo que “suportam” aquela situação até não aguentar mais e explodir, chegando a brigar com seus colegas. Estas dicas são para você conseguir ter a melhor aula possível e manter um bom relacionamento com seus amigos. Mas, atenção: pessoas são diferentes e encaram cada situação de forma singular. Se você tem algum receio vá com calma buscando sempre conciliar a amizade e o seu sonho.
Maria Cristina Lopes
Psicóloga da dança
CRP 5/47829
Consultas no Rio de Janeiro e online 21 993053432


Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.