Menutopo

últimos posts

19/09/2016

Por que não assistir as apresentações anteriores a sua - Por Maria Cristina Lopes

É unânime: em contexto de festivais e competições todos querem assistir as apresentações anteriores a sua. Bailarinos buscam assistir, em especial, a apresentações de colegas ou às imediatamente anteriores que, em geral, são referentes a coreografias da mesma categoria.

Este é um dos comportamentos que mais dificultam o bailarino de alcançar maiores resultados. Simplesmente por que quando nossa atenção está voltada para estímulos diversos deixamos de nos focar em nossa própria regulação emocional e fisiológica. Desta forma, prejudicamos de graça o nosso desempenho.
Quando focamos em aspectos internos aprendemos a regular nossas emoções e fisiologia. Sabe aquelas alterações durante o dia de apresentação que nos desestabilizam? Por alguns segundos ou minutos sentimos um medo intenso ou então ao longo do dia sentimos desde falta de ar e dor de cabeça até a famosa vontade de ir ao banheiro.

Em geral bailarinos usam a estratégia simples da distração e procrastinação. Se sentirmos muito medo buscamos focar nossa atenção em alguma outra coisa como uma conversa com colegas ou em outra apresentação. Tentamos durante todo o festival ficar na coxia e assistir aos outros bailarinos. Nossa atenção fica tão voltada em buscar erros e acertos de outros que até paramos de sentir aquela ansiedade intensa. Isso faz com que cada vez mais façamos exatamente a mesma coisa: focar em outros estímulos. Porém, antes e durante a apresentação não tem jeito: a ansiedade vai bater à porta e não teremos oportunidade de fugir. No final das contas, não saberemos lidar com a ansiedade e ficaremos à mercê dela.

Portanto, focar em você mesmo e em regular suas emoções e alterações fisiológicas se faz extremamente necessário. Em especial para jovens bailarinos que buscam alcançar a dança profissional. Lembre-se: sua mente tem enorme influência sobre o seu desempenho. Treinar sua mente é investir também na dança.

Maria Cristina Lopes | Psicóloga da dança CRP 5/47829

www.mariacristinalopes.com

+5521993053432
Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.