Menutopo

últimos posts

28/11/2016

Preparando-se para Apresentação no Ballet Infantil - Por Elidiane Serafim

Mais um ano letivo chegando ao fim e o tão sonhado e esperado espetáculo se aproximando. Ficamos uma pilha de nervos com tantos preparativos e coisas para serem resolvidas e finalizadas, mas você já pensou que suas alunas também podem estar assim?

 Certamente que com preocupações diferentes, porém também nervosas e ansiosas principalmente se for a primeira vez que alguma delas irá se apresentar em um teatro para um monte de pessoas conhecidas e desconhecidas.

Saber preparar a criança para esse momento é algo muito importante. Algumas dicas:
- Nos ensaios e aulas comece a falar da magia da apresentação, do momento feliz e divertido que é para toda bailarina essa hora;
- Não passe um peso de muita responsabilidade na apresentação e nem que não poderá haver erros ou algo do tipo;
- A aluna deve sentir que será um momento muito divertido e que ela vai mostrar tudo que aprendeu de uma forma espontânea;
- Se passarmos um peso de perfeição para a criança poderemos pressioná-la desnecessariamente, elas ainda não são profissionais e vamos combinar que as coreografias do baby, por exemplo, ficam bem mais bonitas e encantadoras quando elas se soltam e fazem ate o que não foi ensaiado;

- Para a turma do balé infantil existe uma maior responsabilidade em demonstrar passos mais coreografados, mesmo assim deixe-as viverem o momento e se sentirem verdadeiras bailarinas.

É preciso com tudo, que o professor também se sinta leve e sem peso, sei que a responsabilidade de mostrar seu trabalho final é grande, mas curta tudo e com muita alegria pelo momento, pois ele é único. O estado emocional do professor é um ponto fundamental, pois o estado que você estiver será o que irá transmitir para as alunas.

Antes do grande dia realiza uma aula especial e divertida com maquiagem, penteados, apresentações, algumas dicas e se for possível com o figurino. A maquiagem deve ser simples, pois as bailarinas infantis devem levar uma maquiagem mais natural e não muito pesada. Um pouco de maquiagem nos olhos, nos lábios e nas bochechas deixará o rosto bonito, mas é sempre bom saber dos pais das alunas se elas podem usar maquiagem, principalmente nos olhos.

Uma dica legal para maquiagem infantil é o glitter e pedrinhas de brilho ou dependendo do espetáculo e coreografia pintar no rosto desenhos como borboletas, normalmente os pais não se importam principalmente se for com tinta guache e finaliza com glitter. Voltando para a aula especial, use acessórios nos penteados como tiaras, fitas, laços e gel que também pode ter glitter, só cuidado para não exagerar no brilho.

Faça suas alunas se sentirem uma verdadeira bailarina, linda e muito especial, pois o resultado de tudo isso você verá no palco no dia da apresentação. No dia da apresentação chegue pelo menos uma hora antes e não esqueça das músicas (leve em CD e em pen drive) é super importante o professor ter em mãos uma lista onde contenha toda a programação assim como o nome das alunas e a coreografia que as mesmas irão realizar. Assim que elas forem chegando vá realizando a chamada, é importante também avisar aos pais que devem está no teatro ou local da apresentação pelo menos 30 minutos antes (isso se as alunas já vierem arrumadas de casa, se não, esse tempo deverá ser bem maior).

Seja prudente e revise tudo na noite anterior à apresentação para não esquecer nada. Divirtam-se, e “merda” para todas vocês!!!!!




Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.