Menutopo

últimos posts

07/09/2017

Dificuldades do Ballet Clássico para Adultos! Por Karen Ribeiro

Eu realmente sou muito fã das alunas e alunos do BalletAdultoKR®!

O ballet antes de ser uma técnica muito difícil, que exige uma lapidação do corpo e da mente, coordenação motora fina até nos fios de cabelo, disciplina, concentração, musicalidade, etc…

É a arte de trabalhar a humildade.
Consigo mesmo.
É a arte de trabalhar o próprio EGO.
Se propor a aprender, depois de adulto, uma atividade (tarefa) que te expõe a um não saber completo sobre você mesmo.
Despir-se de todos seus saberes sobre você mesma, se expondo diante do espelho, e dos colegas, em situações que você julgou facil, e ao tentar produzir, se sente, por vezes, ridículo, se julga…
Daí vem o tal do EGO e te faz querer desistir, debocha de você você mesma, faz você rir, ou fazer piada, ou não parar de falar e de se justificar.

É necessário então se aquietar, não buscar acertos ou beleza.
Ballet é antes de tudo movimento… não é uma foto. (Como já diria minha amiga: Quem vê foto não vê variação)
É uma busca, que deve ser consciente, de mudar até o padrão proprioceptivo. Desconstruir posturas, para construir outras.

Cada detalhe tão importante… desde a neutralidade dos ombros, quadril, tornozelos, punhos e pescoço…

Entender que cada movimento mínimo, e não o máximo – como estamos acostumados a sermos cobrados na vida cotidiana, é que fará a diferença.

Não ser recompensado com elogios, e sim com mais um pedaço do degrau a ser desbravado…

É… realmente ballet não é para todos. É para quem tem coragem de se desapegar de si mesmo, de isentar-se de julgamentos, de compreender que tudo que está sendo passado é para ser transformado em seu corpo, por você, e que não será na primeira tentativa, nem na segunda, que não existe um tempo que poderemos dizer, isso acontecerá neste tempo. Pode demorar anos, meses, dias ou horas.
E depois de conquistado, ele devera ser transformado para estar melhor a cada dia.

Afinal… se não fosse assim, as grandes estrelas do ballet não fariam aula todo dia, não ensaiariam exaustivamente todo dia!

Parabéns mulherada e homarada que trabalha sério, independente de quando verão os resultados maiores, os minimos nós observamos todos os dias, vendo a construção de bailarinos! Sou muito orgulhosa de vocês!

Vocês me inspiram!

Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.