Noite de Gala Brasil International Tap Festival será gratuita

Noite de Gala gratuita no Theatro Municipal de São Paulo  

No dia 16 de outubro, o Brasil International Tap Festival recebe convidados nacionais e internacionais com diferentes estilos de sapateado


Para celebrar sua 18ª edição, o Brasil International Tap Festival fará sua Noite de Gala no Theatro Municipal de São Paulo, no dia 16 de outubro, às 20h, com entrada gratuita. Organizado pela sapateadora, musicista e coreógrafa Chris Matallo, o evento tem como madrinha a atriz e bailarina Claudia Raia, que fará a abertura e dançará ao lado de Jarbas Homem de Mello, protagonistas de Cantando na Chuva, o Musical. Jason Samuels Smith (EUA),  considerado o maior nome do tap dance atual, vencedor do prêmio Emmy Awards (EUA) pela coreografia na abertura de “Telethones”, programa de TV do comediante Jerry Lewis, o padrinho do Festival, também fará uma apresentação durante a noite.


A Gala ainda conta com a apresentação de companhias nacionais e internacionais e nomes importantes do cenário do sapateado nacional, como Marina Coura (Florianópolis-SC), Lázaro Menezes (RS), a própria Chris Matallo (SP), além do maestro Carlos Bauzys. "A ideia da apresentação é tornar o sapateado ainda mais próximo do público, com diversos artistas de diferentes estilos. Será uma noite inesquecível, em que a música é para se ver e a dança para se ouvir", diz a diretora Chris Matallo.


Brasil International Tap Festival - entre os dias 12 e 15 de outubro, São Paulo recebe um dos mais importantes eventos do gênero no país. Na sua 18ª edição, traz ícones do sapateado nacional, como Marina Coura (Florianópolis-SC), Chris Matallo (SP) e Lázaro Menezes (RS), além dos professores internacionais Jeff Calhoun (USA), coreógrafo dos musicais da Broadway, pela primeira vez no Brasil, e o padrinho do festival,  Jason Samuels Smith.

Uma intensa programação, que envolve espetáculos de sapateado e aulas para iniciantes e profissionais, traz diversas linguagens da arte do sapateado.


O Brasil International Tap Festival é tradicional em trazer profissionais com linguagens e pensamentos diversos, fato que colabora com a construção de um pensamento mais crítico do profissional envolvido com a arte do sapateado. Trata-se de um grande encontro entre estudantes e professores, que durante as aulas e oficinas agendadas por esses dias presenciarão ensinamentos de alto nível. É também uma oportunidade única para o público, que tem a chance de assistir apresentações de profissionais que fazem a diferença no show business da dança no Brasil e no exterior.


Chris Matallo

Coreógrafa, produtora e diretora de espetáculos foi considerada pela crítica americana do jornal New York Times como a "Carmen Miranda do Sapateado" e é a única mulher no mundo que sapateia e toca saxofone tenor ao mesmo tempo. É graduada em Dança pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), com pós-graduação em Dança e Tecnologia. Foi supervisora de sapateado nos musicais New York, New York, com direção de José Possi Neto -  onde atuou como atriz e cantora - e no musical Crazy For You, também de Possi Neto. Foi professora de sapateado no Curso Técnico de Teatro Musical do Sesi e desenvolve um trabalho de coach de sapateado aplicado a outras linguagens como canto e interpretação. É diretora artística do Brasil Internacional Tap Festival, desde 1999. Faz curadoria, júri e ministra workshops em importantes festivais de dança do Brasil e mundo, como Festival de Dança de Joinville e Los Angeles Tap Festival, entre outros. Entre os meses de outubro e dezembro deste ano ministrará aulas de sapateado na Rowan University, na Filadélfia, USA.

Serviço: Noite de Gala Brasil International Tap Festival. Theatro Municipal de São Paulo. Praça Ramos de Azevedo, s/n. Dia 16 de outubro, 20h. Duração, 1h30. Livre. Gratuito (bilheteria abre duas horas antes).

CONTATO PARA ENTREVISTAS E IMAGENS

Flávia Fontes Oliveira – Dialeto Arte e Comunicação

flavia@revistadedanca.com.br | (11) 9.8187-8462