Por que se presenteia às bailarinas de ballet com flores?

Foto: Olesya Nivikova por gene schiavone - pinterest
Quem já assistiu a um espetáculo de ballet já percebeu que as bailarinas sempre ganham flores no final da apresentação?

Mas por quê? Você sabe o motivo? Vamos falar um pouco sobre o motivo e matar essa curiosidade!

Como uma regra, somente mulheres recebem flores, isso é uma tradição do mundo do ballet.

As flores são normalmente dadas pelos teatros de ballet que apresentam o espetáculo em parceria empresas que financiam essa entrega de flores no final, afinal, flores são caras! É uma maneira de dizer ‘obrigada’ pelo espetáculo e esforço das bailarinas em proporcionar tamanha delicadeza, pelo treinamento e esforço para que a apresentação ocorresse bem. Flores são dadas como um gesto simples de valorização.

Essa prática começou em Londres (sem uma data definida), por um dono de um grande teatro que era apaixonado por Ballet, após um grande espetáculo do ‘Quebra-nozes’, tão emocionado, ele não pensou duas vezes em presentear todas as bailarinas para expressar o sentimento que ele sentiu aquela noite. Desde então essa prática passou a ser frequente, não só em seu Teatro, mas como em outros ao redor de Londres. Dizem também que era uma forma de agradar bailarinos, pois era uma classe que era muito mal remunerada.

Em apresentações no City Ballet e no American Ballet Theater, em Nova York, geralmente as flores são dadas pela companhia em noites de abertura e estreias em determinados papéis. Na Royal Opera House, porém, flores são entregues no palco em quase todas as apresentações, inclusive por fãs.

Os buquês devem ser feitos de tal modo que a bailarina consiga segurá-los durante os aplausos. “As flores devem ser dispostas e entrelaçadas firmemente em um formato alongado, para que a bailarina possa sustentá-las em um braço”, esclareceu Deborah Koolish, assistente pessoal de Peter Martins, mestre de balé no City Ballet. É preciso tirar os espinhos das rosas que poderiam estragar os figurinos e e assegurar que fique fácil de puxar flores do buquê, caso à bailarina queira oferecer alguma flor à outro bailarino, por exemplo.


Fonte: www.latinflores.com.br
www.gazetadopovo.com.br