Menutopo

últimos posts

07/02/2018

Os 3 grandes Ballets de Tchaikovsky


Piotr Ilitch Tchaikovsky foi um compositor romântico russo nascido em 1840, na cidade russa de Votkinsk. Um dos seis filhos de uma família de classe média russa, segundo suas próprias palavras, teve as primeiras impressões musicais com as canções populares cantadas pela mãe. Aos cinco anos, aprendeu a tocar piano.

Com pouco mais de 20 anos, mesmo "velho" para estudar música, ingressou no Conservatório de São Petersburgo. Lá, ele seguiu os cursos de composição, piano e flauta. Compôs sinfonias, concertos, óperas e alguns ballets, que por sinal, viriam ser 3 dos mais populares repertórios em todo o mundo: O Lago dos Cisnes 1877, seu primeiro ballet ; A Bela Adormecida 1890, considerado um de seus melhores trabalhos e o O Quebra Nozes 1892, o qual não o deixou muito satisfeito.

O Lago dos cisnes

Protótipo de um Ballet Clássico, Marius Petipa coreografou os I e III ato ambientados no palácio e Lev Ivanov coreografou os II e IV atos, que acontecem no lago. O Ballet foi encomendado a ele. Tchaikovsky compôs a obra, mas não era especialista em música para balé, o que fez de O Lago dos Cisnes a primeira música composta por um compositor de sinfonias e concertos em vez de um compositor especialista em música para balé, como era o comum na época.

Estudou música de compositores como Léon Minkus e Cesare Pugni, com quem estudou na juventude. Para compor o Pas de Deux branco e a coda das pretendentes Tchaikovsky usou partes de uma ópera chamada O Voivoda, em que havia começado a trabalhar, mas que havia sido abandonada

A Bela Adormecida

Baseado no conto de fadas francês de Charles Perrault, coreografado por Marius Petipa foi considerado o ápiceda cultura russa czarista do século XIX. Tchaikovsky escreveu a obra entre o período do ano de 1888 à 1889.  Ivan Vsevolojsky, diretor dos Teatros Imperiais, que o escreveu e criou os figurinos, ávido para ter um novo balé de Tchaikovsky.

A música é superior à do Lago dos Cisne pelos críticos. A Bela Adormecida não só é o mais substancial dos três balés de Tchaikovsky, mas também o padrão pelo qual mediram-se todas as grandes companhias do mundo no século subsequente.

O quebra nozes

Também coreografado por Marius Petipa, tem sua trilha sonora reconhecida como uma das peças mais populares e famosas da música clássica, composição esta feita 6 meses antes da morte de Tchaikovsky, num período em que ele se encontrava mergulhado numa profunda depressão.

O Quebra-Nozes foi um ballet que veio marcar a afirmação da Rússia como o grande centro mundial da dança, ao invés da França. Embora as suítes de balé sejam realizadas depois da peça pronta, a do Quebra Nozes foi elaborada ao mesmo tempo da composição da obra.


"Nunca estou longe do piano, me alegra quando estou triste"

Rerefências:
músicaclassica.folha
epochtimes
midiorama
ballet fundamentos e tecnicas
artigos.com
nocmoon
Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.