Menutopo

últimos posts

14/03/2018

Pré-seleções que a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realiza a Seleção Anual, todo ano no mês de outubro, para ingresso de novos alunos para os cursos básico e técnico de dança clássica. Podem participar candidatos nascidos nos anos de 2000 a 2009. A audição acontece esporadicamente para candidatos com conhecimento em dança, nascidos nos anos de 2000 a 2006.

Pré Seleção
A pré-seleção é a etapa que antecede a Seleção da Escola Bolshoi que acontece no mês de outubro, na sede da instituição. Nesta etapa, profissionais da Escola Bolshoi vão até o local definido para realizar a pré-seleção. Na ocasião, são oferecidas vagas para ambos os sexos, para candidatos nascidos nos anos pré-estabelecidos. Os concorrentes passam por uma bateria de exercícios que analisam as habilidades físicas e artísticas, como flexibilidade, projeção cênica, postura e biótipo.

Os candidatos com maior potencial são indicados a participar da Seleção junto com concorrentes de todo o país no mês de outubro, na sede da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville/SC.

Processo Seletivo
A seleção anual para novos alunos compreende etapas que vão do despertar de jovens e crianças para o mundo das artes, até avaliações médicas e artísticas específicas. São disponibilizadas vagas para o curso técnico e básico de dança clássica, ou seja, para crianças sem conhecimento em dança e para candidatos com conhecimento em dança.

A seleção é aberta para qualquer pessoa do Brasil ou do exterior, chegando a um índice médio de 50 candidatos por vaga. O processo seletivo tem procedimento técnico definido e fundamentado, com condições de encontrar futuros talentos e indicá-los a estudar na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

O Processo Seletivo compreende três etapas: Motivacional, Pré-seleção e Seleção.

A 1ª etapa é Motivacional. Mostra o trabalho da instituição e incentiva crianças e adolescentes a fazer parte do universo da dança. A participação dos professores da rede pública e de arte-educadores é fundamental para estimular os futuros candidatos.

A 2ª etapa é a Pré-seleção. Após a criança ser motivada, através de seus professores ou até mesmo por meio da socialização da dança em formações de plateias, os já candidatos realizam exercícios específicos, administrados por uma equipe da Escola Bolshoi e os alunos com maior potencial participam da última etapa: a seleção.

3ª etapa é a Seleção, etapa presencial que se divide em:

Médico-fisioterápico. Os candidatos passam por avaliação com médicos e fisioterapeutas para atestarem as condições para a prática da dança. São analisadas musculatura, articulações, desvios posturais, habilidades físicas, motoras, sinais vitais (frequência cardíaca respiratória), percentual de massa corpórea e somatotipo. Além de habilidades específicas para o balé clássico, como abertura de quadril (rotação externa) e flexibilidade.

Artístico-musical e cognitiva. Profissionais da Escola avaliam quesitos de musicalidade, força, projeção cênica e desempenho intelectual dos candidatos.

Audição
A audição pode acontecer em vários lugares do país e no exterior por meio de convite ou por interesse da Escola Bolshoi. É direcionada para candidatos com conhecimento prévio em dança.

Nesta avaliação é realizada uma aula de balé clássico e uma avaliação física. São observados o nível técnico, equilíbrio, musicalidade, giros, saltos e elasticidade do candidato, além do uso das sapatilhas de ponta para as meninas. Todos os anos, no mês de julho, durante o Festival de Dança de Joinville, a Escola Bolshoi realiza uma Audição em sua sede. Os candidatos aprovados garantem sua vaga na instituição.

Estas são as cidades que já estão com inscrições abertas:



As inscrições são feitas pelo site: www.escolabolshoi.com.br/pre-selecao
Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.