Menutopo

últimos posts

25/05/2018

Dia Internacional do Sapateado

Dia 25 de maio é comemorado o dia internacional do sapateado.



Essa data surgiu da assinatura de uma lei pelo governo americano do presidente George Busch, resultado do árduo trabalho de Nicola Daval,CarolVaungn eLinda Christensen (Tap America Project)

A oficialização aconteceu no dia 7 de novembro de 1989 e o dia escolhido foi 25 de maio,justamente por ser a data de nascimento de Bill Bojangles Robinson,ícone precursor do sapateado americano e um de seus nomes de maior expressão em todos os tempos.

O dia 25 virou então "Dia Nacional do Sapateado" nos Estados Unidos e imediatamente a comunidade sapateadora espalhada por todo o mundo assumiu esta data para marcar comemorações anuais.

Bill Bonjangles Robinson foi um marco na história do sapateado. Ele era um negro americano que foi o primeiro a "levantar" o sapato na meia ponta, antes dele, só se sapateava com o pé inteiro no chão.

Ele foi o primeiro negro a conseguir um papel principal na Brodway.E, 1932 foi pra Hollywood e inaugurou a entrada de um casal na história do cinema: Bill "Bojangles" e Shirley Temple, de apenas 6 anos de idade.As leis da época não permitiam que um negro dançasse com um branco (a não ser que fosse criança) e por isso "Bojangles" não pode estar nas telas com mais ninguém.

A contribuição que ele deixou para o sapateado foi de "trazer" o sapateado para a meia ponta.Bill "Bojangles" trouxe a leveza, a clareza de sons e ritmos ainda desconhecidos.Tinha muito carisma e conquistava qualquer público com a sua genialidade.

Tudo isso favoreceu para que no dia 25 de maio, dia de seu aniversário, fosse comemorado o Dia Internacional do Sapateado, sendo assim uma referência para todos os sapateadores.

Fonte: http://www.adrianamazza.com.br
Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.