Dicas de Ballet - Sobre Postura

Também chamado de "alinhamento postural "é a chave para o equilíbrio e centralização e, consequentemente, o movimento. Má postura dá sensação ruim, porque o peso não está no lugar certo para dançar fluentemente.


Para conseguir uma boa postura deve alterar a percepção do nosso corpo, como normalmente as diferenças entre o que percebemos e o que é realmente dado. Postura correta é essencial para o ballet clássico.

A má postura acaba trazendo consequências muito negativas para a coluna e leva à fraqueza técnica - Se você falha em alcançar a postura correta isso irá resultar em fraqueza técnica, que por sua vez pode levar a lesão? Postura incorreta irá te impedir de alcançar o controle técnico e liberdade de movimento.

Pesos e equilíbrio

Por exemplo, o peso do corpo deve ser corretamente alinhado sobre os pés. Ou seja, os ombros devem estar em linha com os quadris. A parte inferior das costas devem estar retas. Cuide para não ficar tensa. Controle a respiração.

Como corrigir a sua postura

Imagine o seu corpo separado em 3 partes
Parte 1: do tronco, ou seja, os quadris, tronco, e peito.
Parte 2: nas extremidades inferiores, ou seja, as pernas, a partir dos quadris para baixo.
Parte 3: extremidades superiores, ou seja, os ombros, braços e cabeça.
Ao separar você conseguirá perceber qual parte você precisa usar, focar, em cada um dos passos. Como trabalhar a parte 2 - pernas - isolando o tronco, por exemplo.

Para alinhar a postura quando está de pé:

♥ Levantar arco do pé

♥ Deixar o peso sobre os três pontos de apoio do pé (metatarso, calcanhar e borda exterior).

♥ Os tornozelos são mantidos em linha reta e as pernas esticadas ao máximo com as coxas puxando para cima.

♥ A coluna vertebral é esticado e alongado, tentando uma pequena retroversão do quadril, mantendo a posição neutra das vértebras lombares para promover o estiramento de lordose característica desta região da coluna.

♥ O pescoço é estendido e os ombros relaxados.

♥ Costela fechada e barriga para dentro

Prestando atenção na postura ao sentar-se

♥ Alongamento da coluna para endireitar o abdômen

♥ Os ombros estão relaxados

♥ O pescoço é erguido

Comece a prestar atenção em sua postura também em seu dia-a-dia. Ao andar, ao ficar parado de pé; ao dormir... Pense que uma corda o sustenta e que esta corda “sai” de sua cabeça e puxa em direção ao teto, assim, consegue manter a postura.

Através da prática constante, esta postura acaba se tornando automático. É importante ter a posição correta, porque é muito difícil voltar a corrigir maus hábitos.
.