Dicas - Estrutura de aula para baby class

Ensinar ballet para baby class é uma experiência fascinante.
Você não sabe se mais ensina ou aprende.
É mágico vê-las entendendo e fazendo passos que você passou, além de ser divertido ouvir as histórias delas e as observações nas aulas. A maioria das aulas de ballet para iniciantes começam com crianças entre 3 e 5 anos. Durante esse treinamento inicial, suas brincadeiras esporádicas e movimentos desinibidos começam a tomar forma.

Seguem dicas de estrutura de uma aula para baby class

1
Comece com as alunas sentadas em círculo no chão. Aqueça seus dedos apontando para cima e para baixo. Enquanto ainda estiverem sentadas, as alunas devem alcançar e tocar os dedos dos pés, curvar-se o máximo que conseguirem para frente com as costas retas e em seguida sentar-se com os braços sobre a cabeça.

2
Dê as alunas um lugar especial no centro da sala. Estrelas ou outros símbolos pintados em duas filas alternadas funcionam bem. Para ajudá-las a lembrar os seus lugares, faça as alunas saírem de suas estrelas e depois voltarem quando você bater palmas duas vezes. Esta é uma ótima técnica de gestão de sala de aula, você não precisará levantar a voz acima da delas para conseguir sua atenção imediata e colocá-las em posição.

3
Movimentos de faz-de-conta. Comece com as alunas de pé sobre suas estrelas. Dê a elas um animal ou movimento para atuar em torno da sala. Podem ser algo como aves, cães, gatos, coelhinhos, patinadores e princesas. Bata palmas para que elas voltem às suas estrelas entre cada movimento.

4
Ensine o básico. No centro, deixe as alunas de pé sobre seus símbolos. Bons movimentos básicos para começar são posições do pés e bracinhos, até 3a posição, pode arriscar os arabesques o 1°arabesque (imitando um avião ) 2°arabesque (Bela colhendo a flor) e 3°arabesque  (Bela Adormecida),demis pliés  apontar e tocar os dedos dos pés, voltas soutenu e mudar de lugar. Você pode criar uma dança simples usando esses movimentos. A repetição dos movimentos na mesma seqüência vai ajudar as alunas a memoriza-los.
Lembrando sempre que o mais importante é a atividade ser ludica e que seja trabalhado psicomotricidade (rápido e suave, alto e baixo, frente e lado, coordenação de braços e pernas...) , crianças nessa faixa etária não devem ser trabalhadas muscularmente através de repetições e que  acima de tudo seja muito divertido

5
Use músicas infantis para ensinar os movimentos. Algumas músicas tem as instruções de movimentos nelas. Outras músicas infantis são ótimas para "danças livres". Dê às crianças cachecóis e lenços e deixe-as inventar suas próprias danças para as músicas enquanto chacolham os cachecóis pelo ar. Balões também funcionam bem nessa hora.

6
Termine com uma reverência. Faças as alunas voltarem para os seus símbolos do centro e prepare-as para dizer adeus com uma reverência. Depois de algumas aulas, faça todas as alunas virem para a frente da sala e deixe que cada aluna faça individualmente sua própria reverência para a classe.

Comentários

  1. Muito legal suas dicas, começo amanhã a dar aula para baby, obrigada :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei ! Vai melhorar muito minhas aulas de baby

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, fiz ballet quando era mais nova, mas não fuida aula de baby class, já entrei bem avançada na idade.. rsrs
    Agora minha filha tbm faz ballet e ela só tem 2 anos e meio e estava realmente perdida, ela está de férias e me cobra muito o ballet. todas as noites me alongo para não voltar das férias muito dura, e ela sempre quer me acompanhar, agora já sei o que posso fazer com ela...
    Obgrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá, tenho uma filha de 2 anos e 10 meses e ela pede bastante para fazer ballet. Mas estava lendo alguns artigos e todos dizem que o baby class é indicado a partir de 3 anos, pois se houver alguma lesao antes dos 3 anos pode acarreta-la para o resto da vida.
      O que vc acha? Precisa de uma opinião profissional.

      Excluir
    3. Olha Carla, eu coloquei minha filha no ballet porque:
      1 - Sei tudo que o ballet traz pra vida do ser humano (bom e nem tão bom assim)
      2 - Conheço a professora de ballet dela, fazemos aulas juntas
      3 - Conheci toda a estrutura da escola para as aulas
      4 - Pedi o plano de aula primeiro, e pedi pra assistir a uma aula, com ela participando

      Depois de tudo isso, vi que ela amou, e eu coloquei ela na hora.

      Ela ama o ballet. Tudo nela melhorou, a atenção, postura, andar, sentar, comportamento com os pais e colegas, perdeu muito a vergonha de tudo e todos que ela sentia.

      No inicio, se tivesse alguém estranho na sala ela não fazia aula, hoje se tiver só a professora dela conhecida, ela dá um show do mesmo jeito!!

      Então, minha opinião como mãe e bailarina, leva sua princesa e vê se ela gostar, pq o mais importante é fazer o que amamos, principalmente o ballet.

      No mundo existem 2 tipos de pessoas que fizeram ballet quando crianças:
      as que iam forçadas pelos pais e hoje detestam ballet
      e as que iam por amor, e hj continuam amando!

      A Duda começou o ballet com 2 anos, ela chora quando não tem aula, nas férias eu tive que montar um "plano de aula" para poder entreter ela em casa, mas claro que foi com a ajuda da minha amiga e prof dela de ballet.

      Espero ter te ajudado!!

      Boa sorte!

      Excluir
  4. Adorei as dicas! Q queria perguntar quais músicas q vc usa em aulas?

    ResponderExcluir
  5. Queridas,
    Estou com um problema e preciso de ajuda de vcs!
    Tenho uma turma de baby class e estou com 12 alunas. Na verdade já acho que são muitas, mas a 11 não pude recusar e para completar aceitei a 12...
    Agora uma mãe está querendo colocar a filha dela a força... essa turma é aula extracurricular em escola.. daí essa alega que como não foi avisado no bilhete do incio do ano, é discriminação não aceitar a filha dela...
    Já argumentei que ballet não é igual ginástica mas essa está ameaçando a escola...
    Alguém tem algum artigo para que eu possa justificar isso a escola e talvez justiça?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por fazer parte do MundoBailarinístico!
Seja bem-vindo sempre!
Curta nossa FanPage: www.facebook.com/MundoBailarinistico
Siga nosso instagram: @mundobailarinistico