05/11/2015
Por que usamos tutu pra dançar ballet
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❤ Antes do tutu
No início do ballet, a dança era um passatempo social em que os dançarinos usavam suas próprias roupas. Após o francês Luis XIV estabelecer a Academie Nationale de Musique et de Danse, em 1661, as técnicas de ballet cresceram em complexidade, exigindo roupas especializadas. Para não revelar muito durante os movimentos que fazem a saia rodar, camadas de precaução eram usadas. No final do século XVII, a popularidade continuada do ballet como forma de dança levou a mudanças nas roupas usadas. Saias mais curtas e a invenção de trajes justos de malha permitiram que os dançarinos tivessem mais liberdade de movimentos.
❤ Introduzindo o tutu
É atribuido à bailarina francesa Marie Taglioni o design do tutu, usado pela primeira vez no palco na Opera nacional de Paris em uma performance de 1832 de "La Sylphide". Taglioni desenhou o tutu como maneira de mostrar o trabalho elaborado dos pés na dança, que eram escondidos por uma saia longa. De acordo com a lenda apócrifa, o tutu recebeu seu nome de plebeus que olhavam o ballet sentados do nível mais baixo do teatro e costumavam usar a palavra "tutu" como uma derivação de uma gíria para o bumbum da mulher.
❤ A função do tutu
Com o tempo, o tutu foi encurtado como maneira de revelar as pernas e os pés da dançarina para o público. Nos anos 1880, a bailarina italiana Virginia Zucci foi a primeira a usar um tutu mais curto e macio que acabava perto dos joelhos. Depois, como agora, o propósito do tutu se tornou estético, para apresentar a ilusão de que a dançarina estava flutuando em uma nuvem, permitindo que a platéia veja completamente os movimentos de pernas e pés da dançarina.
❤ Tipos de tutus - Leia mais no link
Há vários tipos de tutu. O tutu romântico é similar ao introduzido por Taglioni, uma saia de comprimento de três quartos feita de tule e em formato de sino, com linha de costura em algum lugar entre o joelho e o tornozelo. Há dois tipos de tutu clássico, conhecidos como o tutu de sino e o tutu panqueca. O tutu de sino tem forma de sino e se estende para fora dos quadris, menor e mais duro que o tutu romântico. O tutu panqueca é parecido, mas com um formato plano de panqueca se opondo ao formato de sino, e normalmente usa um aro de arame para manter as camadas duras. O tutu powder-puff foi desenhado pela coreógrafa americana George Balanchine, um tutu macio e curto que tem poucas camadas e nenhum aro.