Ballet Adulto - Ballet para maiores

Cada vez mais bailarinas crescidinhas estão estimuladas e com coragem de fazer aulas, ir para o ballet e realizar seus sonhos sem se sentir fora do universo bailarinístico. Esse assunto foi destaque na Revista ÉPOCA. Vale a pena ler ;)




A dança entre adultos virou moda nas academias e reúne iniciantes apaixonadas pelas sapatilhas
ELISA MARTINS

Sai a música bate-estaca das academias de ginástica, entram as composições de Mozart, Beethoven e Bach. A combinação de clássicos e dança é a escolha da vez de adultos que encontraram no balé a fórmula perfeita para fazer bem ao corpo e ao espírito. São iniciantes que nunca fizeram aula ou praticaram apenas quando crianças. Nem de longe pensam em se profissionalizar. Dançam por puro prazer, sem se preocupar se a idade de usar sapatilhas já passou. ''A aula me dá energia, quando acaba parece que tenho 13 anos de novo'', conta a dona de casa Margot Nunes, de 62 anos, que fez balé quando menina. Depois que se casou, aos 21, ela deixou de treinar plié e pas-de-deux. Hoje, conta com orgulho que já fez aula com uma filha e a neta.

A moda tem se espalhado por vários espaços de dança e conquistou famosas. Apesar de já terem passado dos 30 anos, a cantora Fernanda Abreu e as atrizes Vera Holtz e Leticia Spiller são alunas assíduas. A dinâmica da aula é basicamente a mesma da ensinada à garotada. ''Fazemos aquecimento no chão, seguido de exercícios tradicionais na barra e movimentos no centro da sala'', explica Priscilla Teixeira, dona do Tex Studio de Dança. A diferença está na exigência. Afinal, a faixa etária dos alunos chega a ultrapassar os 60 anos. ''Não se cobra técnica apurada. Cada um vai no limite de seu corpo'', conta Priscilla. Professor há 30 anos, Jean Dubrul, da Patricia Sauer Arte & Dança, faz coro. ''Não é para ser sacrifício, mas prazer.''

E que ninguém pense que é puro revival dos tempos de balé na infância. Dançar dá trabalho. Entre tantos rodopios, dobrar joelho e ficar na ponta do pé, queimam-se calorias e a musculatura de pernas e braços se fortalece. Melhor: não há stress que resista aos encantos da música clássica. A lista de benefícios é grande. ''O balé melhora a postura, trabalha a concentração, a flexibilidade e a auto-estima'', enumera a professora Martha Lúcia Nogueira, da academia Arte em Movimento, no Rio de Janeiro.



Haja memória para tantas coreografias. ''O mais difícil é decorar as seqüências e sincronizar braços, pernas e cabeça'', diz a artista plástica Julieta Cavalcanti, de 38 anos. O ator Fábio Nascimento, de 27 anos, trocou seis anos de jiu-jítsu pelo balé há dois meses. ''Tinha certo preconceito, mas as aulas me deixaram mais à vontade no teatro.'' O único porém é saber de cor os nomes dos movimentos, todos em francês. Para não perder um só passo, Fábio comprou um dicionário.


CORPO EM FORMA

  • Fazer balé depois dos 30 anos tem muitas vantagens
  • Melhora postura, flexibilidade e equilíbrio 
  • Fortalece a musculatura de pernas e braços 
  • Afasta o risco de osteoporose 
  • Trabalha concentração e disciplina
  • Reforça a auto-estima



Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG67773-6014,00-BALE+PARA+MAIORES.html

Comentários

  1. ótimo post Dryelle; eu tenho 23 anos e estou "obesa", comecei a fazer academia a uma semana, porque estou doida para iniciar no Ballet, já achei a escola que vou fazer as aulas, mas preciso emagrecer um pouco primeiro e ficar mais resistente, já que como sobrepeso mal consigo respirar rs, espero em janeiro já estar apta para o meu sonho se tornar real, abraços e ameiii seu Blog, Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Ana Luiza. Tenho 57 anoa. Fiz ballet dos 04 aos 20 anos, me formei pela escola de Danças Maria Olenewa do Teatro Municipal do RJ, fiz estágio no corpo de baile do teatro municipal, e agora gostaria de fazer ballet porque preciso me exercitar e a única que eu suporto fazer é pilates. Existe alguma academia no RJ que ofereça cursoa que se encaixe no meu perfil?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por fazer parte do MundoBailarinístico!
Seja bem-vindo sempre!
Curta nossa FanPage: www.facebook.com/MundoBailarinistico
Siga nosso instagram: @mundobailarinistico