Ballet Spartacus

Spartacus , ou Spartak , é um ballet de Aram Khachaturian (1903-1978). O trabalho segue as aventuras de Spartacus , o líder do escravo levante contra o Romanos conhecida como a Terceira Guerra Servil , embora o enredo do balé toma liberdades consideráveis com o registro histórico.


Khachaturian compôs o balé em 1954, e para isso foi agraciada com o Prêmio Lenin naquele ano. Ela foi encenada pela primeira vez, com coreografia de Leonid Yakobson, em Leningrado, 1956, mas apenas com o sucesso qualificada desde Yakobson abandonado convencional pointe em sua coreografia. O balé recebeu sua primeira encenação no Teatro Bolshoi , de Moscou, em 1958, coreografada por Igor Moiseev , no entanto, foi a produção de 1968, coreografada por Yury Grigorovich , que alcançou a maior aclamação para o ballet.  Ele continua sendo um dos melhores Khachaturian de obras conhecidas e é destaque nos repertórios do Teatro Bolshoi e outras companhias de balé na Rússia e da antiga União Soviética .

 Sinopse

Personagens principais:
Crasso , cônsul romano
Spartacus rei, cativo de Trácia
Frígia , esposa de Spartacus
Aegina , concubina de Crasso

 Ato I

Os retornos cônsul romano Crasso para Roma a partir de suas últimas conquistas em uma procissão triunfal. Entre seus cativos são o rei trácio Spartacus e sua esposa Frígia. Spartacus lamenta seu cativeiro e se despede amarga a Frígia, que é levado para se juntar Crasso "harém de concubinas. Para entreter Crasso e sua comitiva, Spartacus é enviado para o ringue de gladiadores e é forçado a matar um amigo próximo. Horrorizado com a sua ação, Spartacus incita os seus companheiros cativos à rebelião.

 Ato II

Os cativos fugidos comemorar sua liberdade. Enquanto isso, Crasso entretém os patrícios romanos com um entretenimento requintado, incluindo as lutas entre gladiadores vendados. O Aegina sedutor incita uma orgia sexual. Spartacus e seus homens perturbar a orgia e resgatar as mulheres escravas, incluindo Frígia. O Aegina insultado insiste que Crasso perseguir o exército de escravos imediatamente. Os amantes comemorar sua fuga para o familiar "Adagio de Spartacus e Frígia."

 Ato III

Aegina descobre campo de Spartacus e observa os amantes saem de sua barraca na manhã seguinte. Aegina manda dizer a Crasso, que envia seu exército em perseguição. Intestina lutas sair entre as forças de Espártaco. Finalmente, as forças de Crasso descobrir Spartacus e empalar ele sobre suas lanças. Seguidores mais próximos de Espártaco recuperar seu corpo e levá-lo enquanto Frígia lamenta sua perda.


 Adaptação de orquestra

Khachaturian extraído e dispostos a música do balé em 1955 para três suítes orquestrais:
Spartacus Suite No.1
Introdução - Dança das Ninfas
Adagio de Aegina e Harmodius
Variação de Aegina e Bacchanalia
Cena e Dança com Crotala
Dança do Gaditanae - Vitória de Spartacus
Spartacus Suíte No.2
Adagio de Spartacus e Frígia
Entrada dos Comerciantes - Dança de uma cortesã romana -
Geral Dança
Entrada de Spartacus - Discussão -
Traição de Harmodius
Dança dos Piratas
Spartacus Suíte No.3
Dança de um escravo grego
Dança de uma menina egípcia
Incidente noite
Dança da Frígia - Cena Parting
No Circo