Menutopo

últimos posts

05/09/2014

10 coisas que apendi com o ballet

Ao longos desses anos bailarinando e dando aulas de ballet, aprendi algumas coisas que devo trazer do ballet pra minha vida. Listei 10 coisas que apendi com o ballet:


1 - Cada pessoa tem seu tempo
Nem todo mundo vai aprender no mesmo tempo e com as mesmas facilidades das outras pessoas. É preciso entender isso, estando aprendendo ou ensinando. É preciso conseguir perceber isso também. Aceitar, se você é a pessoa que demora para aprender e respeitar se você é o professor que quem não consegue assimilar tão rápido, ou até assimila, mas não faz.

2 - Tudo tem seu tempo
Nada acontecerá do dia pra noite. No início, seja das aulas, seja na montagem de coreografias, seja no começo do trabalho nas pontas, tudo parecerá muito difícil. Só a prática vai facilitar. Não dá para desistir, a não ser que você, como aluno, se sinta mal indo às aulas.

3 - Devemos fazer o que a gente gosta
Não adianta fazer porque a mãe quer ou porque a escola determina: não vai dar certo!!! Nem com a pessoa que tem a maior facilidade do mundo. Se ela não gosta, ela não deve ir. E tem gente que gosta, mas tem dificuldades. Essa pessoa sim, vai crescer aos poucos, vai evoluir, por que ela quer estar ali e quer os resultados. Se sentir bem, é o primeiro passo.

4 - Ser responsável
O ballet é disciplinador. Você se torna mais responsável e ganha também na atenção ao fazer as aulas. Chegue no horário, use os uniformes, respeite o professor, busque melhorias, tudo isso e muito mais faz parte da rotina de quem faz ballet e isso vai para a vida toda.

5 - Não julgar o trabalho alheio
Quando a gente sabe a dificuldade que é, temos que aprender a ver o trabalho dos outros com outros olhos. Antes de sair achando algo muito ruim, pensar que aquelas pessoas podem não ter estrutura para fazer melhor, mas mesmo assim estão tentando, não desistiram de dançar e dos seus sonhos.

6 - Lidar com os sonhos das pessoas
Como professora, lembrar sempre que estou lidando com os sonhos daquela pessoa. Portanto, muito cuidado com as palavras, elas têm poder. Demorei para perceber isso e me colocar no lugar das pessoas é um exercício que tento fazer diariamente para tentar lidar com elas da melhor forma possível.

7 - Ensinar é aprender
A pessoa que mais aprende é aquela que ensina. Ela aprende a ensinar, aprende e se perceber e aprende com os erros e acertos das pessoas que estão aprendendo. Busca mais informações para passá-las pra frente.

8 - Passa mais vergonha quem tem vergonha
Quanto menos vergonha você tem, menos vergonha você passa. Se você for muito tímido, todos irão te notar.

9 - Nada vem de graça
"Nem o pão, nem a cachaça". Para qualquer coisa na vida você vai precisar lutar muito para conseguir. Repetição, cansaço, exaustão, disciplina... Pra tudo. Precisa sempre fazer o seu melhor.

10 - Comer para viver e não viver para comer
Alimentar-se saudavelmente fará bem pro corpo e pra mente.
Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.