Curiosidade sobre Margot Fonteyn - Por Janaína Barros

Margot Fonteyn, nasceu 'Margaret Evelyn Hookham",era filha de pai ingles e mãe irlandesa descendente,(pasmem), de brasileiros, filha do industrial Antonio Fontes. Ela transformou "Fontes" em "Fonteyn" e Margareth em "Margot.


Era uma bailrarina muito popular na década de 40 quando ingressou no Royal Ballet de Londres onde recebeu das mão da rainha Elisabeth o titulo de Dama, em 1956.
Tornou-se primeira bailarina aos 16 anos, foi aluna de Ninette de Valois e teve como coreografo Frederik Asthon de quem era musa inspiradora e interprete ideal para suas coreografias dentre elas "Ondine.

O ápice de sua carreira foi em 1961 quando o Rayal Ballet visitou a Russia; logo depois em 1962 ela passa a dançar com Rodolf Nureyev, bailarino russo, exilado e 20 anos mais jovem que ela e com quem dançou por 20 anos.



chegou ao auge do sucesso aos 43 anos, foi presidente do Royal Academy of Dance em 1954 e no ano seguinte casou-se com o embaixador do Panamá pra onde mudou-se mais tarde e por questões politicas foram exilados, porem foi nessa época que Madame Fonteyn chegou a se apresentar no Teatro Municipal Do Rio de Janeiro.

Em 1989, com a morte do marido, ela optou por morar reclusa numa fazenda em EL Higo cidade que fica a pouco mais de 1 hora da capital do Panamá, numa casa modesta, onde recuperou-se de uma série de operações nos quadris.
Margot Fonteyn , faleceu vitima de um cancer, aos 71 anos, em 20 de fevereiro de 1991. antes de morrer foi homenageada junto a Nureyev como a grande dama do ballét.

Comentários

  1. Realmente uma grande dama do Ballet... Fonte de inspiração para todas nós!! E depois de ver essa foto dela com Nureyev, fico ainda mais feliz... Ela não tinha curvatura de colo de pé... uhuuuuuuuu... Deixou meu dia muitoooo mais feliz!! BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Nayara, peito de pé não faz bailarino ahahahaha
      beijos

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada por fazer parte do MundoBailarinístico!
Seja bem-vindo sempre!
Curta nossa FanPage: www.facebook.com/MundoBailarinistico
Siga nosso instagram: @mundobailarinistico

FALE COM O MUNDO BAILARINÍSTICO

Nome

E-mail *

Mensagem *