Descubra os 3 ERROS que o professor não pode cometer com seu aluno iniciante adulto - Por MBA

O MBA Método Ballet Adulto Brasil foi idealizado com o objetivo de trazer base e apoio aos profissionais que atendem o público adulto com aulas de ballet. A partir de hoje teremos alguns posts do MBA aqui no Mundo Bailarinístico.

Porque esses 3 ERROS podem colocar em risco o sucesso das suas aulas para adultos?

Olá! Aqui é a Mônica do Método tudo bem??

Sempre recebo emails e mensagem nas redes sociais de profs queridos de todo o Brasil me questionando sobre como manter o rendimento nas aulas para adultos.

Alguns dizem que é muito difícil conseguir manter as turmas de adultos cheias por muito tempo, que a desistência em poucos meses de aula é alta... E o resultado é que desanimam de querer investir em turmas de ballet adulto.

Eu costumo responder a todos que me escrevem individualmente, mas como esse é um tema recorrente, resolvi hoje te escrever os 3 erros comuns de professores e diretores de escolas em turmas de ballet adulto que são responsáveis por fazer as aulas darem para trás, e ainda - acredite se quiser - atrapalhar o rendimento de outras áreas, como o atendimento ao cliente na secretaria!

E o melhor, vou também te ensinar o que fazer para deixar de cometer esses erros e melhorar o resultado das suas turmas!



Erro #1: Ter alunos com muita diferença de idade ou experiência na mesma turma

Isso pode até parecer bobeira, mas é um primeiro erro que as escolas cometem. A aluno adulto muitas vezes encontra bloqueios internos (relacionados inclusive à dificuldade de enfrentamento de suas dificuldades pessoais) e estar em uma sala com pessoas muito mais jovens, ou com mais habilidades para a dança, pode transformar um momento de cuidado pessoal em uma experiência nada agradável.

Além disso, os objetivos de um adulto e de um adolescente nas aulas de ballet geralmente são muito distantes. Inclusive, a consciência corporal que cada uma deles tem é bem diferente, o que por si só já modificaria a estrutura do planejamento da aula.

Separar adolescentes de adultos iniciantes é uma excelente forma de você conseguir levar as turmas por muito mais tempo e o trabalho manter resultados contínuos.

Então você me pergunta: "Mas Mônica, vai demorar pra encher, e vou ficar com duas turmas pequenas?"

Aqui eu quero te contar um segredo, que pode ser que você ainda não tenha se atentado:Segmentar o seu público faz com que aumente o fluxo de alunos. Porque o que nós vendemos não é aula de ballet, mas sim uma transformação que as pessoas buscam em suas vidas. Se você mistura tudo, você não consegue atingir o objetivo de cada grupo específico. Mas se há divisão, há maior possibilidade de identificação, entrosamento e relacionamento duradouro.


Mesmo que demore um pouco, vai valer a pena. Não existe sucesso sem suor e paciência e nem persistência! Se fosse fácil... todo mundo faria...

Aposte em seu trabalho com disposição e apostando no resultado positivo sempre.

Erro #2: Não buscar compreender o objetivo do aluno com as aulas

Um erro grave é receber o aluno em sala de aula sem saber o que ele de fato espera das aulas de ballet...
Geralmente quem recebe os alunos é uma recepcionista ou secretária, não é mesmo? Pois bem... O certo é que este aluno seja encaminhado para um bate papo com você, professor, ou que essa secretária que receba, seja muito bem orientada a repassar as informações importantes.

Uma ficha de expectativas ou resultados esperados para esse aluno ou aluna preencher seria o ideal, e te abriria um leque de oportunidade de turmas diferenciadas.

Se a pessoa diz que procura prazer e atividade física na dança, se ela só quer perder peso e não gosta de academia, se ela queria ser bailarina na infância e não teve a oportunidade...

Percebe que existem várias expectativas? E se você entra em sala de aula sem saber quem é aquele aluno novo e o que ele espera, pode ser que não corresponda às expectativas dele e provavelmente, as chances são que ele não dure muito tempo com você. :( (e o prior, ele pode passar a ter certeza que o Ballet não é pra ele mesmo...)
Não sendo possível esse questionário (que inclusive existe essa ferramenta muito detalhada no Programa MBA), tire um tempinho pra conversar com seus alunos. Isso é fundamental para crescer e manter sua demanda. ;)

Erro #3: Não evoluir a técnica

Você já pensou onde estaria se tivesse repetido por 10 anos os mesmos passos de ballet? Na barra, no centro e na diagonal?
Provavelmente, com muita insistência e amando muito a dança, você só teria no seu repertório de aula estes mesmos movimentos certo?
O que seria de você como professor? Já imaginou?

Esse é um dos maiores motivos de desistência dos alunos adultos.
Eles já entram para as aulas cheios de crenças limitantes e medos... E dai o prof resolve durante 12 longos meses só aplicar: plié, tendu, jeté decomposto de frente à barra com tempo longo, poses de foto, os mesmos alongamentos e mal saindo das posições básicas de braços e pernas?!

Opaa! Pausa ai! TODO mundo gosta de DESAFIOS... E não seria diferente com seu aluno adulto. Ele PRECISA perceber que PODE fazer MAIS. E o nosso papel é poder proporcionar isso, fazendo a ponte do nosso conhecimento para o resultado que ele pode alcançar.

Portanto, respire fundo e vamos colocar nossos alunos para dançar!
Ele pode e ele consegue!
Planejar é parte fundamental no processo de desenvolvimento do aluno. Molde suas aulas levando em consideração: Idade, expectativas do aluno e técnica adequada ao nível com pontos de evolução.

Somos parte da grande diferença que estes alunos buscam para a vida deles. É nosso dever proporcionar um ensino de qualidade e possibilitar a inclusão dessa nova demanda no mundo da dança.

Espero que tenha gostado da dica de hoje e quero receber seu email me dizendo o que achou e se isso fez diferença pra você. Vou adorar!


Um grande beijo e Reverance pra você!

Mônica Maia- Coreógrafa, Pedagoga, Pós graduada em Qualidade na Educação, Coach e Palestrante de Carreira para profissionais de Dança, Diretora da Escola de Dança Mônica Maia em BSB e Idealizadora do Programa Método Ballet Adulto®. 

Comentários

FALE COM O MUNDO BAILARINÍSTICO

Nome

E-mail *

Mensagem *