Menutopo

últimos posts

04/09/2015

O que vocês costumam comer nos intervalos das aulas? - Por Danielle Fava

Olá bailarinos!
Muitas vezes passamos horas no studio, fazendo aulas diversas ou ensaiando. E, de repente, bate aquela fominha. O que vocês costumam comer nos intervalos das aulas?
Se a sua aula tiver duração maior do que uma hora, é indicado que você coma alguma coisa. Isso é importante porque, durante o treino, liberamos diversos hormônios que inibem a ação da insulina. A insulina é um hormônio que auxilia a entrada a glicose para a célula. Sem glicose, o corpo fica sem energia para a realização dos movimentos e começa a utilizar a reserva de energia dos músculos e com isso a fadiga aparece mais rapidamente.


Para manter os níveis de glicose adequados e manter o rendimento durante as aulas, vou deixar algumas sugestões de lanches para comer nos intervalos:
- Bananinha ou banana passa
- Suco de frutas (se não puder levar suco natural, prefira os industrializados que não contenham açúcar ou adição de conservantes e corantes)
- Frutas secas
- Frutas in natura

Caso as aulas ou ensaios durem mais do que duas horas, inclua também:
- Biscoito simples (aqueles de pacotes individuais) e iogurte
- Sanduíche feito com pão branco e queijo magro

Importante!
Dica 1
Procure sempre incluir a proteína (iogurte, queijo, peito de peru, etc.) quando for treinar por mais de 2 horas ou quando mudar de modalidade pois ela irá ajudar a diminuir a perda de massa muscular que acontece nos exercícios de longa duração.
Dica 2
Durante as aulas evite consumir os alimentos integrais por duas razões: a primeira é que precisamos de energia de liberação mais rápida e os alimentos integrais liberam a energia mais lentamente. Segundo, porque os alimentos integrais podem trazer certo desconforto como sensação de empachamento, gases ou acelerar o trânsito intestinal e não será agradável fazer aula assim, certo?

Gostou? Compartilhe com os outros bailarinos! Te encontro na próxima semana, quando falaremos sobre como se alimentar após as aulas de ballet.

Quem sou?
Dra. Danielle Fava é nutricionista formada pela USP, pós-graduada em Saúde da Família e pós-graduanda em Fitoterapia e Suplementação em Nutrição Clínica e Esportiva. Também é bailarina em formação pelo Ballerium Studio de Dança Michelle Regina. Pratica ballet clássico, jazz, dança do ventre, lyrical, street jazz e stilleto.
Consultório:Rua Antonio de Oliveira, 323 - Chácara Santo Antônio
Tel: 11 2864-9253
e-mail: dradaniellefava@gmail.com
site: dradaniellefava.wix.com/nutricionista



Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.