Menutopo

últimos posts

10/09/2015

Principais pensamentos negativos dos bailarinos - Por Maria Cristina Lopes

Como lidar com eles?
Hoje eu vou falar sobre os principais pensamentos negativos que os bailarinos tem ao longo da carreira e que podem sabotá-los. Veja se você se identifica e fique atento as dicas:

“Se eu não conseguir fazer perfeitamente é melhor não fazer!”

“Se não for perfeito significa que foi horrível!”

“Se eu errar significa que não serei um (a) bailarino(a)!”

E sabe como esses pensamentos podem estar te prejudicando? Eu explico: nossos pensamentos regulam e influenciam nossas emoções. Consequentemente eles influenciam nossos comportamentos.


E esses pensamentos negativos resultam basicamente em um comportamento: evitação! E quando um bailarino evita situações, passos difíceis, festivais, enfim o resultado só pode ser muito ruim! Afinal, bailarino precisa “se jogar” ir atrás, não ter medo do medo. Mas se você não é assim, calma, é possível modificar essa situação. Muitas vezes os pensamentos aparecem na nossa cabeça sem que a gente queira. O interessante é perceber esses pensamentos e saber responder a eles de forma madura e adaptativa. A ideia não é modificar por um pensamento positivo, mas por um pensamento realista. 

Vou te dar duas dicas bem simples para você aprender a lidar de melhor maneira com esses pensamentos

1 – Imagine que é um amigo seu quem está tendo esses pensamentos. Tendemos a ter uma visão muito mais realista quando é com uma terceira pessoa. Você perceberá que logo virá vários pensamentos e respostas adaptativas mais de acordo com a realidade. 

2 – Pergunte-se “será que só o perfeito vale algo?”. Escreva essa pergunta em seu celular! Quando estamos há muito tempo pensando e nos comportando de uma determinada forma é difícil mudar. Eu falo um pouco mais sobre isso neste artigo aqui. E quanto mais nos condicionarmos a pensar de forma madura mais fácil vai ficando. Se você já foi a algumas apresentações e espetáculos de ballet provavelmente já viu algum bailarino errar, cair, tropeçar, etc. Será que este único erro faz com que todo o espetáculo seja ruim? Em outras palavras: será que um erro seu faz com que você não seja boa o suficiente?

Maria Cristina Lopes 
Psicóloga da dança
CRP 5/47829
www.instagram.com/balletsemestresse
www.facebook.com/balletsemestresse



Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.