Menutopo

últimos posts

06/10/2015

A Importância do Conhecimento Teórico para Professores de Balé Infantil - Por Elidiane Serafim

Para alguns professores de balé o único conhecimento necessário é a prática, os giros e piruetas, porém é sabido que para qualquer área da educação se faz necessário o conhecimento teórico, onde unido a prática, trazem maiores resultados. O conhecimento teórico proporciona outras oportunidades trazendo probabilidades que antes não se poderia vislumbrar, tanto na maneira de ministrar uma aula quanto em portas que podem ser abertas.

É importante saber responder o "por quê" e "para quê", pois fará toda diferença no momento de realizar a aula, seja ela para adultos ou para crianças. Se engana quem pensa que dar aula para criança não demanda estudos, o mundo infantil é cheio de conhecimentos, além do lúdico que deve está sempre presente. 

Sou adepta ao ensino do balé com conteúdo teórico e prático, pois a teoria faz com que os alunos sejam muito mais que executores ou simples replicas de um professor ou método. Sempre que tenho oportunidade incentivo professores de balé infantil que estudem, busque sempre se atualizar e entender o por que de cada exercício, mesmo quando só aparente uma brincadeira ele tem uma razão para ser executado. 

Existem muitos assuntos que são fundamentais para a docência desse professor, tais como, o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo, a psicomotricidade, tempo e espaço, musicalidade entre outros assuntos. Sei que a leitura não é uma prática de muitos e talvez essa publicação alcance a poucos, mas aos que buscam sempre se aprimorar, ama uma leitura e a ter acesso a novos conhecimentos é um bom incentivo.


Vamos estudar para apresentarmos bons conteúdos à nossas bailarinas, elas merecem!!!

Elidiane Serafim é professora de balé infantil e criadora do blog e da marca Serafim Ballet, onde trabalha com cursos de capacitação para professores de balé infantil e na venda de matérias para os mesmos. 

Conheça mais do meu trabalho ou fale comigo em:

Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.