Pé de bailarina - Sapatilha de ponta - Alinhamento

Quando utilizamos sapatilhas de ponta, o ideal é que ela seja uma extensão da nossa perna, ou seja, ao subirmos nosso pé com a sapatilha e nosso tornozelo deve formar uma única linha.

Esse alinhamento estará diretamente ligado às dificuldades em fazer os movimentos nas pontas e principalmente, direcionado ao peso do corpo sobre os pés e tornozelos.

Observe se seu pé não está pendendo para o lado, com o peso do seu corpo no dedinho, por exemplo.

O alinhamento é importante para desenvolvimento muscular correto e proteção contra lesões das articulações. As forças exercidas sobre o tornozelo durante atividades rigorosas de dança podem alcançar 10 vezes o peso do corpo.

O alinhamento incorreto pode transmitir estas forças potencialmente prejudiciais às estruturas do tornozelo.

Uma bailarina de 52 kg, por exemplo, com alinhamento incorreto dos pé pode transferir 18kg para o lado do tornozelo, o tornando mais vulnerável para uma entorse. Enquanto dança, essas forças podem aumentar até 10 vezes o valor do seu peso.

Deve-se sentir toda a parte reta da sapatilha no chão. Eu costumo dizer que precisa sujar a sapatilha por igual.


Para algumas pessoas é muito mais difícil manter este alinhamento, mas o mal uso contínuo da sapatilha vai gerar muitas dores.

Um comentário:

  1. Realmente, sempre observo no espelho o alinhamento, a postura que conta bastante né verdade? E o tipo de sapatilha para cada pé, muitas bailarinas não atentam para isso e chegam a prejudica-las, eu sou a prova, fui comprar uma sapatilha e comprei a com corte em V, da qual não é adequada para meu pé, mas por falta da corte em U e se aproximava o espetáculo, arrisquei, sentir muita diferença no alinhamento e no lançar do colo do pé, imediatamente corri para uma em corte em V, pois o pé da bailarina é muito importante para uma excelente execução dos movimentos. Amei o post! Prabéns

    ResponderExcluir

Obrigada por fazer parte do MundoBailarinístico!
Seja bem-vindo sempre!
Curta nossa FanPage: www.facebook.com/MundoBailarinistico
Siga nosso instagram: @mundobailarinistico