Menutopo

últimos posts

30/03/2016

Ballet como atividade física para crianças - Por Simone Duarte

O mundo infantil é incrível!
Encantador, mágico, divertido, alegre e cheio de imaginação.
As atividades físicas para crianças precisam ser assim também, no ballet é necessário elaborar uma aula para crianças, no entanto é bastante comum professores ministrarem aulas para “mini-adultos”, ou seja, uma aula para adultos, simplesmente repetida e aplicada para o público infantil.

Essa prática pode desmotivar as crianças e fazer com que elas percebam a atividade física ou o próprio ballet como algo maçante e tedioso.

A atividade física para crianças deve ser algo que gere alegria, que seja um momento divertido.
O professor que trabalha com o público infantil pode planejar as aulas para atingir seus objetivos de melhoria da técnica das crianças utilizando brincadeiras ou exercícios lúdicos.

O sucesso desta forma de trabalho tem sido evidenciada com os excelentes resultados nas escolas de ballet que utilizam o Sistema de Ensino Sapatilha Dourada, onde todos os exercícios do ballet clássico possuem um referencial lúdico (uma brincadeira correspondente ao exercício), em que a criança aprimora sua técnica e também pratica uma atividade física saudável através de brincadeiras.

Nestas fotos são mostrados dois exemplos de atividades lúdicas que trabalham fundamentos do ballet e também treinam a parte física das crianças através de saltos e força no membros inferiores.


No próximo mês vou dar mais dicas exclusivas para as professores que vivem neste “Mundo Bailarinístico”!



Leia também:

Livro com atividades para baby class

Entrevista Exclusiva com Simone Duarte


Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.