Menutopo

últimos posts

15/04/2016

Como surgiu o modelo de escola de ballet que temos hoje em dia - Por Janaína Barros

Já se perguntaram como surgiu o modelo de escola de ballet que temos hoje em dia ?


Então...
Em 1713 Luis XIV promulgou através de decreto a estrutura e institucionalização do "Curso de Ballet" para a formação de profissionais. Mas somente em 1780 foram esclarecidos pontos essenciais como: ensino gratuito, seleção de entrada, taxas e salários para que houvesse um enquadramento profissional desse aprendizado.

A duração do curso e a criação de classes especiais para crianças menores de 12 anos foi estipulada em um segundo decreto em 1784 por Luis XVI, por entenderem que, ao serem recrutadas crianças mais jovens, sem qualquer formação anterior, seria a melhor e mais rápida forma de adequar e corrigir os corpos com "defeito".

Nesse mesmo período foi o ensino foi dividido em 3 etapas:
Classe básica até 13 anos; classe superior até 16 anos e a Classe special de aperfeiçoamento. Por isso foi criado um juri,para as audições e exames de classe e para compromissos dentro da opera.

Esse tipo de escola virou referencia na Europa e sobreviveu ao fim do romantismo graças a forte personalidade de artistas como Marie Taglioni, Dominique, Rosita Mauri, Albert Aveline e Carlotta Zambelli entre outros que lutaram para que, a alma desse estilo fosse preservada, mesmo com a negligencia e abandono financeiro do governo na época.

Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.