Menutopo

últimos posts

26/04/2016

Dúvidas sobre o Ballet Infantil

Outro dia fui abordada por um site que ajuda mães a encontrarem opções e tomarem decisões sobre a rotina de seus filhos para que eu respondesse algumas perguntinhas sobre o Ballet Infantil. Eles fizeram uma matéria linda sem dar os créditos para minhas respostas. Resolvi compartilhar minhas respostas com vocês.

❤ Qual a idade mínima para iniciar uma criança nas aulas de ballet?

O estudo sério do ballet deve ser iniciado a partir dos 7 anos de idade. Antes disso é recomendado apenas as aulas de baby class ou pré-ballet, sem aprofundamentos técnicos. 

❤ Como são divididas as turmas por idade e qual o nome dos cursos para cada idade?

Isso pode mudar de escola para escola; de metodologia para metologia. Há escolas de ballet que trabalham as bailarinas para formação e seguem algum método e outras academias e estúdios que o ballet é oferecido como um curso ou atividade, sem pretensão de formação. Em geral, para crianças com menos de 7 anos os cursos são chamados de pré-baby, baby class, pré-ballet, pré-primary ou ballet criativo (isso varia de acordo com a proposta do curso e do professor). Após este período começam o ballet infantil, ballet iniciante ou primeiro ano.

❤ Quem geralmente procura e decide pela escola de ballet para a criança?

Acredito que, por mais que a criança seja consumidora iniciadora (pois a busca deve partir do desejo dela em fazer ballet) e influenciadora, são os pais, representados pela mãe (na maioria das famílias) que terão o papel de decisores e compradores. 

❤ Como é a mãe que vai conhecer uma escola de ballet para matricular a criança e o que ela espera?

A mãe que procura ballet para sua filha (ou filho) pode estar sendo indicada por um médico (normalmente se a criança tiver problemas ortopédicos); outras mães buscam a disciplina tão reconhecida e exigida nas aulas de ballet clássico; muitas querem ver as filhas vestidinhas de roupinhas lindas e realizando o sonhos de serem bailarinas. Deve-se tomar muito cuidado para esse sonho não ser da mãe, mas sim da filha. Buscam ver suas filhas progredindo, sendo estimuladas e saindo felizes das aulas. Quando muito pequenas é essencial que aprendam, entendam mas se divirtam.

❤ Como as crianças se sentem normalmente nos primeiros dias de aula?

Nossos comportamentos e reações são tão únicas. Fica difícil generalizar como as crianças se sentem, pois cada uma responde à sua maneira. Algumas não gostam e não voltam, outras amam, vemos o brilho nos olhos a cada exercício; outras ficam com medo do novo, de não conseguirem; outras querem sair fazendo piruetas... O mais importante é que só frequentem as aulas se realmente gostarem e cabe também ao profissional (professor ou professora) atraí-las para que o ballet não fique massante, quando deve ser lúdico.
Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.