Menutopo

últimos posts

07/07/2016

Curiosidade: Assistir danças faz com que seus músculos pensem que estão remexendo também

Matéria do site hypescience.com diz: Pesquisadores descobriram que assistir a performances de dança ao vivo resulta em respostas musculares motoras específicas nos telespectadores, mesmo quando eles não conhecem ou nunca treinaram os movimentos que estão vendo. Será? Leiam o post com as explicações sobre o estudo::
Você está assistindo a um espetáculo de balé, imaginando-se ao mesmo tempo fazendo uma pirueta. Segundo uma nova pesquisa, sua imaginação pode ser o suficiente para que seu cérebro e músculos pensem que você é a mais recente encarnação do Cisne Negro.

Os participantes do estudo eram ou espectadores frequentes de balé ou dança indiana, ou novatos que nunca assistiram espetáculos de dança.

Os pesquisadores testaram os participantes usando uma técnica para medir a excitabilidade corticoespinhal, ou sinais na mão e no braço. “Sabemos que se o sujeito está assistindo uma ação motora realizada por outra pessoa, o córtex motor dele também se anima”, explica a principal autora do estudo, Corinne Jola. “Sabendo o quão animado o córtex motor fica, sabemos o quão ‘sintonizado’ o cérebro é por ações”.

A chamada “capacidade empática” dos participantes também foi testada. Os pesquisadores usaram o Índice de Reatividade Interpessoal, um questionário padrão usado para medir a empatia cognitiva (habilidade de sentir, de se identificar com os outros, de forma geral).

Frequentes espectadores de balé apresentaram respostas maiores nos músculos do braço quando assistiam balé do que os que assistiam outras performances.

Os cientistas também descobriram que quanto mais empáticos eram os espectadores de dança indiana, mais eles tinham respostas motoras ao assisti-la. “Nossos resultados mostram que, mesmo sem treinamento físico, a excitabilidade corticoespinhal pode ser intensificada em função de qualquer experiência visual, ou tendência a imaginação”, diz Jola.

Jola afirma que assistir danças poderia, potencialmente, fazer coisas boas para seu corpo, apesar de que seria difícil provar isso. “Pode ser possível que transpor-se mentalmente para o corpo de um bailarino tenha alguns efeitos benéficos para você, como em sua percepção somatossensorial de si mesmo, como o sentimento imaginado de que você estava dançando com outra pessoa”, diz ela.
Enquanto os movimentos musculares específicos apresentados no estudo são imperceptíveis para o olho e não vão ajudá-lo a queimar calorias, a popularidade da dança, especialmente em programas de TV (como o quadro “Dança dos Famosos”), pode ser suficiente para levar as pessoas a dançar, o que pode beneficiar a saúde.


Estudos mostram que a dança melhora o equilíbrio e a postura, e fornece alguns benefícios a saúde mental. “Esperamos que observar a dança na TV instigue algumas pessoas a experimentar essa atividade bela. Não podemos ignorar o poder da dança”, conclui.
Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.