Menutopo

últimos posts

26/07/2016

Dicas de Ballet :: Como respirar

Respirar no ballet pode ser mais difícil do que parece. Além de manter seus níveis de energia durante as aulas, ensaios e apresentações, respirando corretamente pode visivelmente alterar sua dança para melhor. Durante a atividade física, o corpo precisa de uma ventilação maior, especialmente nos exercícios mais intensos e, por isso, a respiração precisa ser adequada.

Saber por onde iniciar a respiração, quando a inspirar e expirar, e como manter o foco em seu ritmo requer habilidade. Caso a pessoa não respire do jeito certo na hora do exercício, ela pode começar a sentir dor ou desconforto. Abaixo algumas dicas para se lembrar de como respirar enquanto dança. 

Cuide para não prender a respiração
Apesar de precisar fazer força abdominal de prender a respiração vai eliminar grande parte da sua capacidade de respiração. Este erro comum também pode fazer uma bailarina ficar muito dura e não flexível e graciosa.  Prender a respiração diminui também a flexibilidade.

Diafragma
Respirar profundamente em seu abdômen e diafragma é comumente usada terapia para os transtornos de ansiedade. Se você tende a sofrer de nervosismo, tente usar essas técnicas de respiração antes de dançar.
Como um exercício, ficar na primeira posição e colocar uma mão em seu estômago. Ao respirar, prestar atenção para ver se o seu abdômen está se movendo. Se estiver, então você está respirando em seu diafragma, que é uma coisa boa. Se ele não está se movendo, tente relaxar os músculos ao redor das costelas - Quando você inala, suas costelas se elevam, enchendo o diafragma e os pulmões. Ao expirar, pense em seu corpo "crescendo".

Expire completamente
Um erro comum, enquanto a dança é a inalar totalmente e só então exalar parcialmente. Isso cria uma aparência afetada em sua dança e também o impede de obter o oxigênio de que necessita. Especialmente durante os saltos e as variações mais rápidas - exalações completas pode ser um salva-vidas. Adquira o hábito de completar seus ciclos de respiração profunda, mesmo no início da aula, por isso, mais tarde, o seu cérebro possa se concentrar nas etapas e fazer tudo naturalmente.

Respire devagar
Respirações rápidas e superficiais só irá dificultar a sua capacidade. Ballet é uma técnica que busca a extremos e uma perfeição. Quanto mais profundamente e mais você respira, mais você pode ajudar na sua técnica.

Tendo problemas para saber quando inspirar e expirar?
Geralmente, quando estiver se movendo para cima, você deve respirar e quando estiver descendo expire. Por exemplo, antes de um grande plié, a sua mão na segunda posição, estende-se, antes de descer para dentro do plié. Muitas vezes, esse momento de elevação é literalmente chamado de "respiração" dos braços.

Nariz ou boca
A maioria dos dançarinos preferem a respirar com o nariz, porque ele se sente mais controlados. Isso não quer dizer que que não se deve respirar pela boca em alguns casos. Se você sentir que você deve usar sua boca, tentar respirar pelo nariz e expirar pela boca. Isto irá ajudar na sustentação de um ciclo de respiração maior, e conforme mencionado anteriormente, isto ajuda a bomba tanto oxigénio quanto possível.

Dança envolve todo o corpo. Ballet é uma forma artística que a faz tornar-se hiper-focada nos detalhes. Logo, respirar profundamente é uma ótima maneira de desbloquear a tensão e liberar suas limitações!

Aprendendo a respirar durante os exercícios, você vai incluindo, aos poucos, essa respiração no seu dia a dia. Ela vai ajudar a diminuir a ansiedade e o cansaço e melhorar o seu humor.

Referência: bem estar, revista pilates,
Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.