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26/08/2016

Baby Class - Recompensas em Aula... Devo Dar?

Uma vez vi algumas professoras falando um pouco sobre crianças que eram um pouco "difíceis" na aula, e para conseguir controlá-las, o método que utilizavam era levar doces ou presentes para cada fim de aula, assim incentivando a criança a se comportar.



Este método não é de tudo errado, afinal, para estimular a criança a ter interesse nas aulas tudo é válido. Mas, já pensou que talvez este tipo de estímulo não seja o mais correto? E mais, já pensou no que as outras crianças estão pensando?

É importante procurar o interesse real dessas crianças que são mais bagunceirinhas, e dar um jeitinho de direcioná-las para as aulas. Brincadeiras, coisas lúdicas e coloridas geralmente chamam muito a atenção das pequenas, e evitam que as aulas caiam na mesmice que desinteressa as crianças.

Porém, doces ou presentes ao fim das aulas muitas vezes podem se tornar o incentivo errado. Com certeza a criança poderá se comportar mais na aula, com o interesse do que está por vir, mas já pensou na decepção dessa criança caso você um dia não possa levar algo? E mais, qual é o verdadeiro interesse dela? É uma criança cativada pelo ballet, ou por recompensas? Ela está de fato prestando atenção nas aulas e executando os exercícios, ou está somente se mantendo quieta para ganhar algo no fim da aula? Se o interesse dela estiver desviado, será que em uma apresentação ela não te deixará na mão?

É importante refletir pessoalmente sobre esse assunto, e analisar com carinho a situação de suas crianças.

Além disso, ainda precisamos pensar nas outras crianças. Muitas professoras cometem o erro de recompensar as  crianças que são mais "difíceis" para comprá-las, mas acabam não fazendo nada pelas que se comportam, por elas já estarem acompanhando as aulas. Porém, pense em você no lugar dessa criança, sua amiga bagunça o tempo inteiro, a professora pede pra ela ficar quieta e no fim da aula ela ganha um chocolate. Talvez se você se tornar uma criança bagunceira e ficar quieta quando a professora pedir, você também possa ganhar um chocolate.

Assim, minha opinião é: Agradinhos como doces ou brinquedos podem acontecer, mas não devem ser uma rotina nem ser usados como uma chantagem para as crianças. Além disso, quando ocorrerem, devem ser dados para todas as crianças, assim incentivando todas de maneira geral.

Se precisar pedir que as crianças se comportem para receberem algo bom ao fim das aulas, que tal dizer que se elas se comportarem você fará uma brincadeira com elas, ou lerá uma história? Quanto a isso não há contra indicação, e funciona muito bem com todas as crianças em geral.

E você, o que acha de recompensas?

Beijinhos com Glitter!


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