Menutopo

últimos posts

24/08/2016

O ingrediente principal para dançar bem - Por Maria Crisitina Lopes

Durante as olimpíadas aprendemos qual o principal ingrediente para um bom rendimento. Nos emocionamos junto com atletas, treinadores e jornalistas. Após cada medalha, depois de cada prova nos tornamos mais e mais envolvidos com as vitórias e também com as derrotas. Torcemos e gritamos em casa ou no estádio. E depois de cada medalha vibramos ainda mais.

Após poucos dias já acessamos entrevistas ou reportagens sobre a vida destes atletas. Entre transtornos psicológicos, problemas financeiros, muitas derrotas e depressão profunda pudemos ver este ingrediente aflorar e ficar cada vez mais claro. Por alguns instantes entramos na pele destes atletas e nos sentimos como eles. Suas dores se tornaram nossas. Mas ainda ficamos sem compreender o principal: como conseguiram superar todas as dificuldades?

Eis que surge o ingrediente principal do atleta de alto rendimento: a persistência. Mesmo após lesões, meses sem ver a família, muito suor e luta eles mantiveram-se firmes. Só podemos imaginar o turbilhão de emoções e pensamentos que passaram ao longo dos anos. A única pessoa que realmente sabe é quem de fato viveu esta experiência.

Assim como na sua história: somente você sabe sobre as suas lutas internas. Outros só podem, se tanto, imaginar. A verdade é que todos temos momentos bons e ruins, mais fáceis e mais difíceis. Mas se você tem um sonho muito claro e ambicioso é preciso compreender que será difícil chegar lá.
Você precisará lutar para vencer e ganhar a medalha final: atingir seu objetivo. E você precisará, definitivamente, deste ingrediente especial: a persistência. Como você irá conseguir persistir em meio a tantos percalços é outra história. Mas não tenha medo de pedir ajuda. Isso pode ser o que vai te permitir continuar no seu trajeto.

Maria Cristina Lopes | mariacristinalopes.com | @balletsemestresse
Psicóloga da dança CRP5/47829
Receba o e-book grátis para você aprender a dançar melhor: bit.ly/E-bookDançarMelhor




Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.