Menutopo

últimos posts

17/09/2016

Como Superar o Medo de Palco

A verdade mesmo é que até o bailarino mais confiante pode sofrer do medinho do palco. Essa sensação é comum para todos. Mas esse medo não pode dominar você... Se você sente nervosismo e fica apavorado(a) só se pensar em se apresentar para uma plateia, você sofre de medo de palco. Mas não se preocupe - dá para superar treinando seu corpo e mente para relaxar. Relacionei alguma dicas:


Relaxe seu corpo

Há algumas técnicas para relaxar o corpo antes de entrar em cena. Aliviar a tensão de seu corpo pode ajudar a controlar sua ansiedade.

Passe as coreografias em pensamento, mas não fique encanado com elas achando que não irá conseguir.

Aqueça-se

Alongar os braços, as pernas, as costas e os ombros reduz a rigidez do corpo.

Medite

Na manhã anterior à apresentação, ou até uma hora antes, tire 15-20 minutos do dia para meditar. Ache um lugar silencioso onde você possa se sentar confortavelmente no chão. Feche seus olhos e concentre-se em sua respiração à medida em que relaxa cada parte do seu corpo.
Repouse suas mãos sobre o colo e sente com as pernas cruzadas.
Tente chegar a um ponto em que não esteja mais pensando em nada (especialmente sua apresentação) além de relaxar o corpo, uma parte por vez.

Evite a cafeína

Tente não tome doses exageradas de cafeína no dia da apresentação. Isso inclui coca cola, guaraná, alguns chás, energéticos, além de café. Pode parecer que você terá uma performance mais energizada, mas na realidade deixará você mais nervoso(a) e trêmulo(a).

Estabeleça um tempo para ficar ansioso(a)

No dia de dançar, permita-se sentir ansiedade livremente até uma hora determinada, 3 da tarde por exemplo; depois dessa hora, a sensação de nervoso terá de sair pela porta. O simples fato de você se comprometer com isso ajudará muito a fazer com que aconteça.

Vá cedo
Chegue com antecedência. Isso também ajudará a sentir menos pressa e nervoso, você ficará mais em paz.

Se você errar no palco, não entre em pânico! Faça parecer que é proposital.
Calma na alma! Beijos


Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.