Menutopo

últimos posts

12/10/2016

Aos Professores de Baby Class e Ballet Infantil - Por Elidiane Serafim

Segundo o Dicionário Priberam (2016), professor é aquele que ensina uma arte, uma atividade, uma ciência, uma língua, É aquele que transmite conhecimento ou ensinamento a outrem.

Vivemos em uma sociedade em que o professor não é valorizado nem recebe o reconhecimento merecido; Imagine então um professor de balé! Você se sente reconhecido ou valorizado?

O primeiro erro que acredito existir entre nós é não nos valorizarmos como tal, é não reconhecer ou se quer saber a importância que temos na formação de uma criança. Não somos meros coadjuvantes na educação infantil, somos papel importante para seu desenvolvimento. Desenvolvimento esse que trabalha a cognição, a coordenação motora, a socialização e afetividade, processo de fundamental importância para um crescimento saudável na primeira infância.

Em uma sociedade onde o papel do professor é descartável ainda é possível encontrar entre nós profissionais que nem se quer tem o devido conhecimento e qualificação na área, transmitindo assim seu nada para sua turma.

Lecionei em escola de ensino regular e tenho experiências para contar sobre tais profissionais como, por exemplo, professora que deixava suas alunas em borboletinha a aula quase toda e ficava ao celular, ou professora que realizava alongamento em turma de baby como se fosse uma turma para adulto e deixava as alunas com marcas roxas nas pernas, entre outros absurdos.

Ainda encontrava na direção das escolas um total descaso e muitos não se preocupavam em perguntar sobre a qualificação do professor deixando as crianças nas mãos de qualquer um. São muitas as histórias e exemplos, mas pretendo com tudo motivar e incentivar você a não desistir, não parar e a se qualificar sempre que possível.

Pesquise, retire suas dúvidas, dialogue com outros professores, sempre que possível atualize-se por meio de cursos, livros e materiais da área. Procure ser criativo e ser um profissional propositivo não somente um mero reprodutor de uma formula ou método.

Tenha a convicção da sua função e da importância da mesma, mostre e tenha postura digna da sua profissão onde quer que esteja; valorize-se, mostrando que seu trabalho tem valor e deve ser respeitado.

Tenha orgulho de ser um professor de Baby Class e Ballet Infantil, um profissional que atua na construção de um ser, proporcionando ao mesmo um trabalho de imaginação, criatividade e arte; físico e mental; de consciência corporal e coordenação motora; de leveza e graciosidade; de desenvolvimento rítmico e disciplina, e muito mais.

Enfim, novamente ressalto:
“Orgulhe-se em ser um Professor de Baby Class e Ballet Infantil”

Referências
KIT BÁSICO DO PROFESSOR. Benefícios da ballet infantil. Serafim BalletSalvador, 2016 "professor", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008- 2013, http://www.priberam.pt/dlpo/professor [consultado em 06-10- 2016].


Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.