Menutopo

últimos posts

19/10/2016

Contribua para o Espetáculo Projeto Arabesque


Conheci a Talyta e a Tairine em agosto, no workshop de Ballet Adulto que organizei junto com a Karen Ribeiro. Elas têm um  projeto muito bonito o "Projeto Arabesque". que atende meninas do bairro Jardim Brasil, desde 2015. "Estamos nesse mundo do ballet desde dos 3 anos, realizando o sonho da nossa mãe de ter uma filha bailarina (agora ela tem duas, rs) e hoje realizando sonhos de meninas que não teriam acesso a essa arte". Leia mais e saiba como ajudar para a realização do espetáculo das meninas:



A história do projeto começou, na verdade, em 2013/2014, quando as meninas da paróquia (Nossa Senhora da Livração), minhas amigas, pediram para eu dar oficinas de dança pra elas, pois não podiam frequentar uma academia. Participamos de uma apresentação no shopping Center Norte, de uma competição realizada pelas igrejas, da Mostra de Dança do Colégio Dominante e fizemos um pequeno espetáculo no salão paroquial. Depois disso eu refleti e comecei a perceber que mais meninas tinham o interesse em participar, então resolvi criar o projeto. 

Então, no início de 2015, conversei com o pároco e ele cedeu 2 salas no período da manhã dos sábados para que eu pudesse iniciar o projeto. Comecei a divulgação, algumas mães me procuraram para inscrever sua filha e formei 2 turmas de ballet. Iniciei as aulas, o Projeto tomou corpo e em julho organizei outro mini espetáculo com 11 meninas e contamos com bailarinos convidados de academias próximas. Com esse espetáculo arrecadamos cerca de 200 reais que foram investidos em barras de PVC para que pudéssemos melhorar as aulas. 

Foi, então que tivemos o boom! Após o espetáculo, todo o final de semana tínhamos mães nos procurando, eu não podia dar conta de tantas meninas e de mais turmas, então minha irmã abraçou o projeto comigo e demos uma pequena formação para que 2 alunas pudessem nos ajudar com as pequeninas (trabalho que até hoje é supervisionado). Então, no início de 2016, fechamos 6 turmas e temos cerca de 60 meninas inscritas nas aulas de ballet e jazz do Projeto. 

Para que a gente consiga improvisar os equipamentos, como barra, linóleo, por exemplo, os pais fazem uma doação voluntária mensal a partir de 5 reais, a qual não é obrigatória. Com o dinheiro que foi arrecadado nesse ano conseguimos adquirir faixas de linóleo de 3x3 para que elas pudessem se apresentar nas festas juninas da região em junho desse ano, e, além disso, recebemos a doação de uma barra de ferro de ferreiro que mora no bairro.  

Percebemos, então, que seria impossível fazer o espetáculo de final de ano no salão que também nos é cedido pela paróquia. Foi então que, conversando com uma amiga, fui informada que a Fábrica de Cultura cedia o Teatro para espetáculos de Projetos como o nosso. Entrei em contato e fechamos a data. Tudo aconteceu muito rápido, em julho procuramos costureira, fizemos cotações, conseguimos valores bem baixos (figurino mais caro ficou em 100 reais), então convocamos os responsáveis para uma reunião, pois precisamos da colaboração deles para pagar a confecção de figurinos. Sem a obrigatoriedade da aluna participar de todas as coreografias e/ou de não participar, os pais se comprometeram e fizemos um pagamento facilitado, da forma como cada um poderia pagar, desde que quitasse até a data combinada. Infelizmente, algumas alunas não cumpriram com o combinado e não nos avisaram com antecedência, portanto, houve um gasto que não será ressarcido e nós precisamos finalizar os pagamentos da costureira e adquirir alguns itens que ainda faltam: Collant, coroas e demais acessórios. Então criamos a vaquinha online para tentar arrecadar, pelo menos, uma parte do valor até a semana anterior ao espetáculo, assim conseguiremos, mesmo que na correria, rs, comprar o que falta e deixá-las lindas nessa primeira apresentação em palco. Muitas delas nunca sequer entraram em um teatro. 

Nós somos um projeto muito novo, então, ainda não temos CNPJ e afins, pois estamos em busca de um patrocínio, para, quem sabe, crescermos e proporcionar um local melhor de aulas, além de termos a garantia de que todas poderão participar dos eventos sem se preocupar com dinheiro, pois muitos pais lutaram muito para conseguir pagar os figurinos.  

Após o término da vaquinha, divulgaremos uma prestação de contas na nossa página, para que todos os doadores saibam para onde foi o dinheiro arrecadado e sortearemos um par de convites.

Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.