Menutopo

últimos posts

24/01/2018

O papel do (a) professor (a) de Ballet

Qual é o papel do (a) professor (a) de ballet?
O que ele (ou você, se for professor e estiver lendo esse texto) precisa pensar quando se propõe a transmitir aquilo que sabe sendo mediador de um conhecimento tão específico, como o ballet ou outras danças?

Acredito que a função principal de todo professor é auxiliar seu aluno a alcançar a competência que ele estiver buscando, isso em qualquer disciplina. No ballet, não pode ser diferente. Ao passarmos pela vida de uma pessoa como professores estamos fazendo parte da formação delas, não só bailarinística, mas também de vida.



Algumas palavrinhas podem ser atribuídas ao papel de um professor de ballet neste processo de ensino e aprendizagem:

CONSTRUIR
Um professor constrói seu aluno passando para ele os princípios do ballet, nomenclatura e fundamentos técnicos, através de exercícios, ensinando passos e posições.

INSPIRAR
O professor é sempre um espelho. Ele será responsável pela conexão entre os alunos e o ballet, como forma de expressão artística. Aquela paixão que ele demostrar pelo o que faz e pela sua arte vai refletir em suas turmas.

PROPORCIONAR
Também será ele quem irá proporcionar tantas oportunidades, experiências relacionadas à dança, desenvolvimento técnico e artístico.

ESTÍMULAR
Elogiar um aluno e estimulá-lo a tentar ser cada vez melhor, sem reprimir, mas sim incentivando, dando a ele "um empurrãozinho" por dia, fazendo ele perceber o quanto ele é capaz e como pode aproveitar cada momento.

ACREDITAR
Sabemos que o ballet não é fácil mas se a gente chegou a ser professor é porque a gente acredira no ballet e na capacidade das pessoas

Por isso que professores devem estar sempre um processo contínuo de desenvolvimento profissional e pessoal para conseguir transmitir o que há de melhor dentro dele para suas turmas e também para estar preparado para receber tudo que as suas próprias aulas têm para oferecer.



Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.