Menutopo

últimos posts

21/02/2018

10 Regrinhas para o Centro numa aula de Ballet

Centro - ou práticas de centro, é como chamamos os exercícios e sequências feitos fora da barra, com os alunos posicionados por toda a sala numa aula de ballet. Para fazermos essa parte da aula, existem algumas regrinhas que devem ser aplicadas. Fiz uma listinha básica dessas regras:

1) Se encaminhar ao centro de forma rápida e silenciosa. Em alguns casos a música não para. A entrada acontecem nos últimos acordes da sequência do grupo anterior e a saída rapidamente nos primeiros acordes da parte do próximo grupo.

2) Todos virados para parte da frente da sala (ou como determinar o professor). Normalmente de frente para o espelho.



3) Todos devem conhecer e aplicar as direções da sala. Essas direções são definidas a partir do seu posicionamento.

Para lembrar as direções clique 

4) Manter e ter consciência do seu espaço pessoal em relação aos demais. Cuidar para não invadir o espaço do outro. Se não estiver cabendo, muitos professores dividem essa parte da aula em grupos.

Para ler o texto sobre consciência espacial em sala de aula, clique aqui

5) Começar para o lado direito (a não ser que o professor mude essa regra e especifique ao passar o exercício).

6) Não ficar atrás de quem está fazendo os exercícios. Se posicione ao lado da sala.

7) Evite ficar na frente se estiver muito perdido. E também evite querer ficar sempre na frente se todos estiverem com os exercícios decorados, troquem a frente de vez em quando, assim todos têm oportunidade de ficar na frente da sala.

8) Cuidado ao se posicionar e ao sair do centro para não trombar com o próximo grupo. Alguns professores definem por onde entrar e por onde sair, mas se ele não fizer isso, use bom senso e gentileza.

9) Silêncio enquanto não está fazendo e espera o outro.

10) Não desista no meio de exercício, se você se perder, pois para o professor pode parecer falta de respeito. Só atente-se para não atrapalhar os demais.

Cada um de nós, como alunos, temos a responsabilidade de ter esses pequenos cuidados para que essa movimentação seja eficiente, segura e disciplinada.


Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.