03/01/2023
Dicas para o trabalho em pontas
Postado em:
BLOG,
DICAS,
dicas de ballet,
dicas sapatilha de ponta,
dicas sapatilhas de ponta,
PONTAS,
sapatilha de ponta,
sapatilhas de ponta
❤
Querendo ou não, todas as vezes em que algum instrumento, que não mais apenas o nosso próprio corpo, é adicionado à algum movimento, fica ainda mais difícil o controle. No nosso caso, este corpo estranho é a sapatilha de ponta.
Resolvi fazer uma lista com dicas para melhorar seu desempenho quando estiver trabalhando com pontas:
ATENÇÃO
Trabalhe cuidadosamente cada correção e explicação obtida em sala de aula. A ansiedade de subir nas pontas faz com que a gente acabe pulando etapas, sem perceber que a informação passou por nós e não soubemos ouvir para tentar aplicar
ESCOLHA A SAPATILHA DE PONTA ADEQUADA
Uma tarefa árdua, mas necessária. Nem sempre estamos com a melhor sapatilha para nossos pés, mas até descobrirmos isso leva algum tempo e teremos que testar várias sapatilhas, porém, sapatilhas não são baratas, então nem sempre é possível fazer todos esses testes.
Sua professora é uma pessoa indicada para ajudar você na escolha. É certeza que vai dar certo? Nem sempre, infelizmente! Mas ela te conhece pessoalmente, sabe da sua técnica, da sua força, da força e o formato do seu pé... São passos para começar a tentativa de maneira mais acertiva.
DISTRIBUIÇÃO DE PESO
Coitado do seu pé se você largar todo o seu peso em cima dele!!! Manter a postura, ter força e sustentação do corpo todo vai ajudar você a não deixar todo seu peso nos pés. Seu corpo todo precisa estar em constante trabalho de verticalidade, fazendo de conta que estão te puxando para cima.
Você pode fazer abdominais. Eles irão auxiliar nessa distribuição.
FORTALEÇA OS PÉS
e os tornozelos. Este trabalho é de extrema importância, para evitar lesões e até mesmo pequenas dores. Os exercícios e as repetições exigem muito na nossa musculatura. Precisa estar preparado para realizá-los sem machucar e causando o menor desconforto possível.
CUIDE DOS SEUS PÉS FORA DA AULA
Se precisar, faça curativos nos pés, nos dedos... As vezes tem alguns pontos que machucam mais, formam bolhas e calos. Proteja esses pontos antes de ir para aula. Melhor prevenir do que remediar.
DESÇA COM O MESMO CARINHO QUE SOBE
Lembramos de subir e descemos caindo como jacas haha Passar pela meia ponta na descida é tão importante quando na descida. Amortecer "o descer" e salvar seus joelhos, além de dar acabamento técnico aos passos. Acredito que o modo com que a bailarina desce diz muito sobre ela tecnicamente.
Bom trabalho!
Dryelle Almeida