Dança e Saúde

Dança e saúde tem sido objeto de uma série de estudos que mostram a dança ser um exercício muito saudável. No entanto, há uma série de riscos à saúde do profissional de dança que requerem atenção especial.






















Benefícios da Dança

Sendo um exercício aeróbico a dança traz benefícios bem conhecidos, tais como a redução do risco de doença cardiovascular, controle de peso e outros que são comumente associados com a aptidão física . Além disso, há um efeito considerável de dança no bem-estar psicológico.
A prática da dança em suas diversas modalidades tem se mostrado útil na luta contra a obesidade nos jovens e são bem-vindas em muitas escolas também por esse motivo.
Um relatório do Professor Tim Watson e o Dr. Andrew Garrett, da Universidade de Hertfordshire comparado membros do Royal Ballet com um pelotão de nadadores nacionais e internacionais britânica apontou que os bailarinos pontuaram mais do que os nadadores em sete das dez áreas de fitness.
Um estudo italiano, em 2006, mostrou que a dança é um exercício muito bom para pacientes cardíacos em comparação com outros exercícios aeróbicos, como andar de bicicleta por exemplo. Isso pode ser, em parte, porque os pacientes gostam muito mais de dançar a fazer outros exercícios por obrigação.
Outro estudo realizado pelo Dr. Paul Dougall na Universidade Strathclyde , em 2010, concentrando-se em mulheres mais velhas descobriram que dançarinas foram mais ágeis, ter pernas mais fortes e podem andar mais rapidamente do que as pessoas da mesma idade que praticaram outros exercícios como natação, caminhadas, golfe e aulas de fitness. 

Riscos de dança

Existem vários riscos para a saúde de dança profissional, pois ele pode ser muito exigente. Bem como lesões desportivas, lesões por esforço repetitivo e crônico de estresse no local de trabalho, os dançarinos têm um risco superior à média de imagem corporal, problemas e transtornos alimentares como anorexia nervosa ou bulimia.

Lesões
"... Em comparação com os 61 esportes comuns, só futebol americano profissional é fisicamente mais exigente do que o ballet"
Muitos movimentos de dança e particularmente as técnicas de balé, como a participação dos quadris e dançar na ponta são movimentos podem colocar estresse sobre o corpo quando não realizados corretamente e mesmo quando é realizado corretamente, o excesso de repetição pode causar lesão por esforço repetitivo . Oitenta por cento dos bailarinos profissionais será lesionado de alguma forma durante suas carreiras. 50 por cento dos bailarinos de grandes companhias de balé e 40 por cento a partir de pequenas empresas vai precisar se aposentar devido a lesão. A prática de pliés (flexão de joelhos profundamente ) após saltos pode parecer desnecessários mas não fazê-lo pode resultar em dores nas canelas ou lesões de joelho. Aulas sem aquecimento suficiente também aumentar o risco de lesão.
Usar sapatilhas de ponta em uma idade onde seus ossos não foram completamente ossificado pode desenvolver dano permanente.

Estresse
Bailarinos profissionais também podem experimentar estresse no trabalho. Bailarinos nem sempre ganham bem e a competição por empregos é muito alta. Além de que o estresse pode ser causado por e desconforto psicológico buscando o "perfeccionismo".
Tal como acontece com outras atividades, onde o peso é um fator, os dançarinos estão em maior risco para o desenvolvimento de distúrbios alimentares como anorexia e bulimia. Muitos jovens bailarinas, acreditando que a bailarina ideal deve ser magro, pode começar controlar suas dietas, às vezes obsessivamente. Tais bailarinas podem estar inconscientes ou pode optar por ignorar o fato de que um bailarina anoréxica não terá a força necessária para ballet. Também é altamente relevante que a nutrição inadequada em mulheres adolescentes tem sido associada com o desenvolvimento de escoliose e subsequente redução na densidade óssea. Uma bailarina com má nutrição tem um risco maior de lesões e problemas de saúde a longo prazo. O desempenho de uma bailarina desnutrida será alterado e enfraquecido como o seu corpo começa a quebrar músculos e ossos.
Em uma pesquisa com 300 bailarinos profissionais, 40% eram fumantes de tabaco.

Evitar lesões
Mesmo para dança social do uso de um piso flutuante é altamente recomendado.
No ballet um  bom plié na chegada dos saltos ajuda a proteger contra joelho lesões e dores nas canelas . Muitos tipos de dança, principalmente danças folclóricas , têm saltos nas etapas onde o impacto do pouso pode ser reduzido por um pouco de flexão do joelho.
Exercícios de aquecimento são recomendados antes e depois de exercícios para evitar a tensão, dores musculares, e possíveis lesões.
Condicionamento é uma boa maneira de prevenir lesões de dança.

Tratamento após a lesão
Compressas (repouso, gelo, compressão, elevação) é geralmente considerado como uma boa primeira terapia para lesões mais leves. Para lesões leves exercícios também leves devem ser iniciados depois de dois dias, se não passar nesse tempo, deverá procurar um médico.
Em casos de dores por inflamação pode aplicar um gel um anti-inflamatório na área.
Cuidado ao mascarar uma dor de continuar a dançando, pois é perigoso e piorar.

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