Postura - Pra que te quero?



Muitas alunas minhas reclamam que não consegue se manter em algumas posições o que as impede ou pelo as dificulta em realizar alguns passos. Eu pergunto: "Está firme? Barriga para dentro, bumbum encaixado, força nas costas?" Para o ballet é necessário imaginar o tempo todo que tem alguém puxando o nosso corpo para cima e separar as partes do corpo para trabalhá-las separadamente.



Para manter-se na postura necessária para o ballet é preciso essa firmeza. Quando pensei em escrever sobre isso, encontrei um texto no site Studio Corpo e Dança que já fala sobre isso com propriedade. Resolvi então postá-lo aqui para explicar do que estou falando:

"Manter a firmeza das costas na região lombar. "A fonte da estabilidade localiza-se na coluna",  observa Vaganova em seu livro, OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO BALLET CLÁSSICO. 
Faz-se necessário acentuar que, para a estabilidade do corpo, o ponto vital será a consciência (percepção) exata da porção estreita das costas localizada precisamente na região da 5ª vértebra lombar.
Pouco a pouco vão se desenvolvendo músculos pequenos, mas fortes, na citada área, os quais vão ajudar o bailarino a manter o corpo em equilíbrio enquanto dança. Esta porção das costas deve ser sentida como se "puxada para cima" enquanto os ombros permanecem naturais e livremente relaxados. Ombros tensos ou erguidos impedirão que as costas se mantenham na posição correta. Costas bem trabalhadas proporcionarão ao bailarino perfeita colocação tanto nos exercícios da barra, como nos de centro, bem como nos adágios, em todo o tipo de "tours" (movimentos giratórios no chão e no ar), em saltos e passos na ponta. A par disso, a possibilidade de usar adequadamente as costas ajudará a tornar o torso expressivo, e aí reside um dos princípios de maior importância do método de Vaganova. A expressividade da dança reside nas passagens harmoniosas de uma posição (pose) a outra durante as quais o torso curva-se facilmente enquanto a estabilidade do corpo é mantida  nos exercícios da barra e do centro, adágio alegro, obedecendo à criatividade emanante de cada coreógrafo.
A habilidade no controle do torso auxilia não apenas melhorar todo o complexo dos elementos da dança e conseqüentemente dominar sua técnica, como também (e isto é de grande importância) assegura uma "performance" (desempenho) artística de alto nível. A maneira a qual o torso é mantido durante a dança está intimamente relacionada à posição dos braços".

Comentários