Se não doer, ok, deixe suas joanetes quietinhas, se doer, precisa observar alguns pontos relacionados à suas sapatilhas, são eles:
- Se estão largas ou apertadas
- Se estão muito desgastadas, com muito tempo de uso
- Se você faz muito esforço para realizar os exercícios
- Se existe espaço entre o dedão e o segundo dedo do pé
A dor causada pelo joanete pode ser aliviada envolvendo a região do metatarso com esparadrapo, que deve estar firme e oferecer suporte, mas nunca apertado demais. O espaço entre o dedão e o segundo dedo pode ser resolvido com um separador. Porém, na maioria das vezes, o problema é causado pelo mau ajuste da sapatilha.
Tratamento de Joanete
Quando o joanete começar a aparecer, tome cuidado com seus pés e use sapatos que não apertem os dedos. Isso geralmente soluciona o problema e previne a necessidade de qualquer tratamento futuro. O uso de almofadinhas de feltro ou espuma no pé para proteger o joanete ou de separadores para afastar o dedão do segundo dedo à noite pode ser proveitoso. Eles estão disponíveis nas farmácias. Você também pode fazer um buraco em um par de sapatos velhos e confortáveis para usar em casa. Além disso, pode usar esparadrapo, que deve estar firme e oferecer suporte, na região do metatarso.
Se o joanete piorar (causando grave deformidade ou dor), a cirurgia para realinhar o dedo e remover o calo ossudo (bunionectomia) pode ser eficaz. Existem mais de 100 diferentes técnicas cirúrgicas descritas para tratar do joanete.
Fontes: Ponta Perfeita e Minha Vida