Menutopo

últimos posts

01/07/2014

Dança e Saúde - Pé de Bailarina - Joanetes

Joanete é quando o dedão do pé aponta para o segundo dedo do pé. Isso provoca um calo na extremidade externa do dedo do pé. Você não precisa ser bailarina para ter joanetes. Não é uma regra como muita gente acha, joanete é um problema hereditário mas esse problema pode ser agravado ao ajuste inapropriados das suas sapatilhas de ponta.


Se não doer, ok, deixe suas joanetes quietinhas, se doer, precisa observar alguns pontos relacionados à suas sapatilhas, são eles:

- Se estão largas ou apertadas
- Se estão muito desgastadas, com muito tempo de uso
- Se você faz muito esforço para realizar os exercícios
- Se existe espaço entre o dedão e o segundo dedo do pé

A dor causada pelo joanete pode ser aliviada envolvendo a região do metatarso com esparadrapo, que deve estar firme e oferecer suporte, mas nunca apertado demais. O espaço entre o dedão e o segundo dedo pode ser resolvido com um separador. Porém, na maioria das vezes, o problema é causado pelo mau ajuste da sapatilha.

Tratamento de Joanete

Quando o joanete começar a aparecer, tome cuidado com seus pés e use sapatos que não apertem os dedos. Isso geralmente soluciona o problema e previne a necessidade de qualquer tratamento futuro. O uso de almofadinhas de feltro ou espuma no pé para proteger o joanete ou de separadores para afastar o dedão do segundo dedo à noite pode ser proveitoso. Eles estão disponíveis nas farmácias. Você também pode fazer um buraco em um par de sapatos velhos e confortáveis para usar em casa. Além disso, pode usar esparadrapo, que deve estar firme e oferecer suporte, na região do metatarso.
Se o joanete piorar (causando grave deformidade ou dor), a cirurgia para realinhar o dedo e remover o calo ossudo (bunionectomia) pode ser eficaz. Existem mais de 100 diferentes técnicas cirúrgicas descritas para tratar do joanete.

Fontes: Ponta Perfeita e Minha Vida

Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.