Ballet Clássico – Para que servem os exercícios de Alongamento e Extensão na Barra

O desenvolvimento da extensão e alongamento muscular, usando a barra como suporte, é feito no final das etapas, dinâmicas e graduais, do trabalho na barra, garantindo à estrutura muscular maior segurança.
Isto por que no decorrer dos exercícios o corpo foi gradualmente preparado quanto a sua colocação, equilíbrio, estabilidade e suporte, simultaneamente ao preparo específico dos músculos que estarão aptos portanto, para desenvolver grandes alongamentos.

Observação: Ao se iniciar na barra o alongamento do corpo, o bailarino necessita observar e manter o encaixe e enquadramento dos quadris, para que o objetivo de alongar os músculos em toda extensão da perna, prolongando-se, seja feito com clareza e eficácia, proporcionando assim, resultado correto, saudável e dinâmico.
Os bailarinos precisam sempre conhecer e entender o trabalho muscular em questão, estando cientes da função do exercício e de que maneira ele deve ser conduzido.

- Função do alongamento e extensão na barra
O exercício de alongamento e extensão tem como função e objetivo desenvolver os músculos, tornando-os longos, fortes e flexíveis, mantendo um trabalho cuidadoso, comedido e constante, dentro, principalmente, das proporções simétricas do corpo.
alongamento-na-barra-ballet
Um exemplo de exercícios de alongamento na barra:
- Braços relaxados na frente do corpo.
- Perna direita de base alongada sustentando e en dehors.
- Perna esquerda apoiada na barra, com os joelhos esticados, quadris encaixados – rotação en dehors da perna na barra.
 - Eixo da cabeça ao calcanhar estabilizado.
- Executar com as duas pernas.

Sugestões de exercícios de alongamento na barra

Com a perna na barra a la second
- fazer sequências de demi pliés com a perna de base;
- Ficar 8 tempos no demi plié com a perna de base;
- fazer sequências de elevés com a perna de base;
- ficar 8 tempos no elevé na perna de base;
- cambré a la second, levando a mão esquerda ao pé direito, por exemplo, permanecer na posição por 8 tempos aproximadamente;
- escorregar o pé apoiado na barra, sem deixar o bumbum ir para trás, permanecer na posição por aproximadamente 8 tempos
- repetir tudo com a outra perna
- Pode repetir o exercício com a perna devant ou derriére


Referência: dicasdedanca