Menutopo

últimos posts

07/04/2015

O que comer antes das aulas de ballet? Por Natascha Iplinsky @bailarina_nutrifit

Você sabia que o que você come antes da aula pode te ajudar a obter o seu máximo desempenho ou te atrapalhar completamente?



Saber como fazer a sua refeição antes das aulas e ensaios, permitirá que o corpo se movimente e gaste energia de forma adequada, utilizando da melhor forma as reservas disponíveis.

A refeição pré-exercício deve prevenir a fadiga e melhorar o desempenho durante a atividade. É importante que essa refeição tenha boas fontes de carboidratos, a nossa principal fonte de energia. Sem essa ingestão, o nosso corpo não conseguirá funcionar de uma maneira adequada, por isso é imprescindível uma boa refeição antes de se exercitar. Como somos bailarinos, devemos nos se preocupar um pouco mais com a qualidade dos alimentos que vamos ingerir, pois devemos manter sempre uma boa forma, além de que não queremos nos sentir "pesados" durante as aulas.


Outro ponto importante é saber como realizar essa refeição. É indicado comer pelo menos 1 hora antes de começar a se exercitar, e evitar ao máximo comer com pressa, pois isso poderá causar flatulência intestinal, que nada mais é do que gases e desconforto na região abdominal.
Vamos a alguns bons exemplos de como montar sua refeição de maneira saudável:

*Pão integral com queijo branco + suco de fruta natural

*Torrada integral com geleia de fruta + água de coco

*Salada de frutas com aveia e mel

*Iogurte com granola

*Tapioca recheada com frango desfiado e cenoura

*Fruta e um mix de castanhas (castanha do pará, castanha de caju, nozes, macadâmia e amêndoas são boas opções).

Alimentos líquidos também podem ser uma ótima opção, principalmente para quem gosta de refeições mais leves.

*Vitaminas de frutas batida com leite (ou iogurte natural) e aveia.

Sucos concentrados, misturando algumas frutas e vegetais.

Exemplos:

*Abacaxi + couve + hortelã + limão

*Maçã + morango + laranja

*Cenoura + manga + laranja

*Beterraba + melancia + kiwi

*Uma dica é bater os sucos com água de coco, que além de ajudar na hidratação, deixará um gosto mais adocicado. Vale lembrar que os sucos devem ser consumidos sem coar e sem adição de açúcar, para o melhor aproveitamento dos nutrientes. Outra dica é acrescentar linhaça ao sucos, que trará mais saciedade.

É importante ressaltar que devemos levar em conta a quantidade de horas e a intensidade das aulas/ensaios para elaborar nossas refeições. Cada um terá uma demanda de energia diferente, portanto é ideal um acompanhamento de um nutricionista para adequar às quantidades de alimentos a sua dieta.

Veja o que funciona melhor no seu corpo e utilize os alimentos a seu favor. Se alimentando de uma forma saudável e adequada, você se sentirá mais disposta e apta a usar todo o seu potencial durante as aulas.

Para quem quiser acompanhar minhas dicas de alimentações, exercícios e receitas saudáveis, siga-me no Instagram: @bailarina_nutrifit

Sobre mim: Meu nome é Natascha Iplinsky, 19 anos. Estudante de nutrição e formada em Ballet clássico. Ex-aluna do National Ballet Of Denver. Hoje, estudo, danço e dou aulas de ballet. Criei um perfil no Instagram para compartilhar dicas de alimentação saudável agregadas a pratica de exercícios físicos, principalmente para praticantes de dança.
Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.