Menutopo

últimos posts

14/08/2015

Dança e inteligências múltiplas

Como explicar a aptidão natural para a dança?



    Gardner, psicólogo e professor da Universidade de Havard tornou-se famoso pelo seu estudo sobre a mente humana. A base de sua pesquisa fundamenta-se na idéia de que a inteligência humana é múltipla e multifacetada. Isto é, cada ser humano se desenvolve cognitivamente de uma forma,apresentando-se com maior ou menor habilidade para determinada área. Ser inteligente , ao contrário do que pensa o senso comum, não é ter facilidade em fazer operações matemáticas complexas  ou ter notas altas no boletim.
    Gardner listou pelo menos oito tipos de inteligência:
Linguística
Lógico-matemática
Espacial
Musical
Cinestésico-corporal
Interpessoal
Intrapessoal
Pictórica

Dançar envolve e desenvolve em grande parte a inteligência cinestésico corporal, a musical, a espacial, a inter e intrapessoal. Mas afinal, o que significa cada uma delas?E como elas se relacionam com a dança?

 A inteligência cinestésica - corporal é definida como a habilidade para resolver problemas e criar produtos a partir do uso do corpo. Envolve a coordenação motora fina e ampla. Ela relaciona com o movimento físico e a sabedoria do corpo. Muitas das nossas atividades envolve o uso destas habilidades, como nadar, dirigir, andar de bicicleta, dançar. As pessoas que se destacam neste tipo de inteligência sabem se comunicar por gestos e outras linguagens corporais e não é difícil entender porque esta inteligência se relaciona diretamente com a dança.
 
A inteligência musical - envolve a capacidade de criar, discenir e se sensibilizar com sons, reconhecer ritmos, tocar instrumentos. Dança e música caminham juntas, e seja numa aula, ou mesmo numa balada, ali estão as duas.

A inteligência espacial - se relaciona com a capacidade  que tem o indivíduo em frente a aspectos como cor, linha, forma, figura, espaço, e a relação que existe entre eles. É ademais a capacidade que tem uma pessoa para processar informação em termos de dimensões e direções. Dançar é uma atividade que lida o tempo todo com a noção de espaço , tanto pessoal, como coletivo.

A inteligência interpessoal - relaciona a capacidade do indivíduo se relacionar,  e ter empatia pelos outros. Dançar, enquanto atividade coletiva, proporciona e incentiva o bem estar grupal e a capacidade de envolvimento  e percepção mútua.

A inteligência intrapessoal - diz respeito a capacidade de compreender a si próprio. Suas emoções, necessidades, pensamentos. A dança proporciona ao indivíduo o auto-conhecimento pois é através do exercício de si,( físico ,mental, emocional), que ela se constroí.

Fonte: Evelyn Tosta
Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.