Menutopo

últimos posts

13/07/2016

Aula para o Dia do Amigo - Por Elidiane Serafim

Olá queridos leitores do Mundo Bailarinístico, tem um tempinho que não faço uma postagem para vocês, mas hoje estarei compartilhando uma dica de aula para ser trabalhada em comemoração ao Dia do Amigo/Dia Internacional da Amizade, 20 de Julho.


É sabido que um dos desenvolvimentos presente entre a turminha do Baby Class e Ballet Infantil é o Desenvolvimento Afetivo. A criança encontra-se na fase do afeto, do apego e das descobertas de sentimentos assim como da descoberta da amizade. As palavras sinônimas de afeto são: amizade, amor, apego, benevolência, devotado, fraternidade, simpatia e ternura.

Com base em tudo, podemos pensar em uma aula que envolva esses sinônimos e estimule a amizade entre a turma. O que podemos fazer então?

- Planejar sua aula é o primeiro passo. Pense em tudo que deseja fazer e todo material que precisará.

Algumas dicas:
Deixe a sala de aula arrumada de forma diferente e temática.
  • Cole corações;
  • Palavras e frases de amizade;
  • Use bolas (existe bola de coração);
  • Fitas coloridas e o que a imaginação pedir.
Leve lembrancinha para as alunas.

  • Pirulito;
  • Caixinha com doces;
  • Cartinha;
  • Etc.
Atividades
Realize exercícios que estimule a amizade e os sentimentos. Nesse dia além da melhor amiga é importante ficar/brincar realizar os exercícios com colegas não muito próximos.

  • O professor pode optar por exercícios já praticados em sala de aula, porém escolher os que podem ser executados em dupla, como: Exercícios na diagonal - skips, machas, galops etc; No Centro - pliés, posições, reverencie (uma em frente à outra) etc.
  •  Realizar atividades diferentes, com: Dança livre e em dupla escolhendo uma amiga depois trocando de amiga ate ter dançado com todas; Compartilhar entre amigas, o que mais gosta de fazer, o que já aprendeu no ballet etc; Usar as palavras sinônimas de afeto como amor, amizade e pedir que elas interpretem da forma que desejar; Pode ser o dia de usar também aqueles joguinhos preparados para o balé como o Jogo da Memória, Quebra-Cabeça entre outros.  

Obs: A Serafim tem um Livro de Jogos onde contém várias atividades como essa. Confira na página Produtos em nosso blog.
Um Quebra-Cabeça do Livro para você

Outra coisa que gosto de usar muito são os desenhos para colorir, ou em sala de aula (vai depender do tempo e planejamento dos objetivos a passar) ou para levar para casa.

Exemplos:
Angelina Baillarine


Moranguinho

Proporcionar sempre que possível uma aula lúdica e diferente do dia a dia, sempre lembrando que são crianças e precisam viver isso em tudo que realizam, e a aula de balé é um ótimo lugar para vivenciar a maturidade e desenvolvimento infantil.
Imagine, crie, invente de vida esse mundo de fantasias com sua linda turminha.

Conheça mais do meu trabalho ou fale comigo em:

Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.