Menutopo

últimos posts

20/11/2018

Apresentação chegando. E a ansiedade, está como?

Oie Bailarinísticos,

tudo bem?

Vou dançar sábado e domingo. E a ansiedade, tá como?

Bem, para quem não sabe, eu tenho transtorno de ansiedade generalizada, é sério isso. Pode-se entender transtorno de ansiedade quando o sentimento governa o indivíduo e provoca profundas manifestações negativas.  Em outras palavras, a pessoa não consegue mais controlar a ansiedade, mas a ansiedade que controla ela.


Mas tenho tratado com terapia e me ajuda muuuuuuuuito! Muito mesmo! Se fosse antes, em época que antecedia espetáculos eu estaria muito ansiosa, nervosa e tudo com "osa" que pudesse estar rsrsrs Não dormiria um dia antes; teria dores de estômago; viveria pro espetáculo tão intensamente, que, com certeza, estaria passando mal.

Alimentar nossa ansiedade, problematizar, criar muitas expectativas, tudo isso, pode ser perigoso se não tivermos um controle. Pode nos atrapalhar na hora de dançar e tornar o que era para ser um processo normal e um dia especial em algo péssimo.

Só quem sofre de ansiedade sabe o grande mal-estar físico e psíquico; aflição, agonia que vivemos.

Também aumentam as cobranças né?
Os professores tendem a querer fazer tudo que não fizeram ao longo do caminho. E marcam mil e uma datas e horários de ensaios e novos ensaios e ensaios extras.

A vida bailarinística estimula a ansiedade!

Infelizmente ela é competitiva, ela acontece em busca de resultados e isso, unido à rotina desgastante, faz com que a gente perca nossos momentos de descanso, que são os que equalizariam esses sentimentos. Uma vez que não desaceleramos a ansiedade é alimentada intensamente.

Tenho um novo lema que me ajuda muito com tudo isso: "não sou obrigada a nadaaaaaa"
Quando eu penso isso tudo fica mais leve. Quando eu mudo a chavinha do pensamento para "eu vou porque eu quero", "eu faço por eu quero fazer" e não com o sentimento de obrigação e encontrar nas aulas, nos ensaios e no espetáculo como caminhos para controlá-la ao invés de piorá-la.

Como uma meditação.
Como uma terapia.
Como uma MISSÃO.

Quando você encontra a sua missão, a prosperidade, a felicidade e a saúde encontram você!
Pin It
 
Mundo Bailarinístico - Blog de Ballet © | Desenvolvido por Onze studio criativo.