Uso de adoçantes: isso me ajuda a emagrecer ou manter o peso? Por Danielle Fava

Olá bailarinos, tudo bem com vocês?

Primeiro artigo ao ano, quero desejar um lindo 2016 repleto de muita dança para todos!
Hoje vou trazer um pouquinho das dúvidas que recebo por e-mail de muitos bailarinos e bailarinas: o uso de adoçante.


Quando pensamos em emagrecer, em ser saudável, umas das primeiras coisas que cortamos da alimentação é o temível açúcar. Mas, como ainda queremos sentir aquele gostinho docinho nas preparações, substituímos por adoçantes.

Os adoçantes são substâncias que conferem sabor doce ao alimento. Eles podem ser naturais ou artificiais. Como exemplo de adoçantes artificias temos aqueles à base de acessulfame k, aspartame, ciclamato, sacarina e a sucralose. Dentre os naturais, destaco estévia, frutose, manitol, sorbitol, xilitol e maltodextrina.

Uma grande parte de alimentos light no mercado, atualmente, utilizam uma combinação de acessulfame k com sucralose. Mas também é possível encontrar produtos com os demais adoçantes. Produtos como bolachas, bebidas, balas e chocolates podem conter uma mistura de manitol e sorbitol. O xilitol é muito comum em gomas de mascar. A maltodextrina é muito utilizada como suplemento alimentar para praticantes de atividade física e atletas.
A grande questão é: adoçantes tem contraindicação e poucas pessoas sabem disso. Às vezes você vai em algum lugar, tem lá os saquinhos disponíveis, você pega e coloca no seu café, no seu suco e nem sabe o que usou.

Pessoas com pressão alta não devem utilizar adoçantes com ciclamato ou sacarina. O aspartame não pode ser utilizado por pessoas que tenham uma doença chamada fenilcetonúria. A frutose é contraindicada para pessoas que tenha triglicerídeos alto. O manitol e o xilitol podem ter efeitos laxativos e a maltodextrina é contraindicada para diabéticos.

Então, quais são os adoçantes mais seguros? 

O ideal seria não utilizar nenhum. Não será o uso do adoçante que vai te ajudar a perder peso, pelo contrário! Estudos indicam que pessoas que usam adoçante acabam até engordando. Então, procure ir modificando o seu paladar, diminuindo o consumo de açúcar até um ponto no qual você não precise mais utilizar. Em algumas preparações, podemos usar frutas como a maçã para conferir sabor adocicado.

Se você não conseguir ou realmente precisar utilizar adoçantes, procure sempre os que sejam a base de sucralose ou estévia. São os mais seguros para serem utilizados. A sucralose tem um sabor muito parecido com o do açúcar. A estévia já tem um sabor mais marcante e muitas pessoas acabam não gostando.

Então já sabe: adoçante não emagrece ninguém e se for utilizar prefira os dois recomendados acima.
Um grande abraço bailarinos!



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